O 5G foi oficialmente ativado na quarta-feira (6), em Brasília, como a primeira capital do país a receber esta nova tecnologia.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicação – Anatel, em data ainda a ser fixada, as próximas cidades serão São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.

Por questões logísticas, entenda-se compra e chegada de necessários equipamentos, o prazo para funcionamento em todo o país foi estendido até 29 de setembro.

Entre tantos avanços e vantagens, também será possível iniciar a troca das enormes antenas parabólicas, da Banda C, que hoje atendem mais de 65 milhões de brasileiros, por outras muito menores da Banda KU.

O modelo é bem semelhante aos aparelhos utilizados pelas operadoras da TV paga, Claro, Vivo e Sky, e irá ampliar, em qualidade e com sinal digital, a recepção da TV aberta.

Para se ter uma ideia, muito em função disso e ninguém ser obrigado a pagar absolutamente nada, a audiência média da TV americana, nos últimos 5 anos, subiu de 12 para 30 pontos.

Aqui, durante os próximos 18 meses, para possibilitar essa completa mudança, será disponibilizado o funcionamento das duas bandas.

 Não é por nada

De nada adianta todo esse avanço da tecnologia e a perspectiva de crescimento da TV aberta, se a amostra do Kantar Ibope continuar a mesma, pequena como está.

É conveniente que também por aí se observem avanços necessários.

Saia justa

Cobranças existiram no SBT do por que, só depois da AACD se manifestar, foi tomada a decisão de afastar o “comediante” Léo Lins?

O que se informa é que, além de todo absurdo cometido, já havia motivos suficientes para isso.

Gravações

Os primeiros episódios da décima temporada do “Vai Que Cola” serão gravados, a partir de agosto, em estúdio e locações na região dos Lagos, no Rio, fazendo as vezes do deserto da Arábia.

Katiuscia Canoro e Raphael Vianna reforçam o elenco. Direção de Silvio Guindane.

Susaninha

Susana Vieira participou do evento de lançamento on-line da série “Novelei”, que estreia no dia 11, às 20h, no YouTube em parceria com a Globo.

A atriz comemorou o fato de trabalhar com uma “galera mais jovem” e de reencontrar amigos, como Tony Ramos, e não poupou elogios ao projeto. No programa, ela faz uma inteligência artificial, Susaninha.

Programação

“Cúmplices de um Resgate”, produzida em 2015 e 2016, em reprise, vai substituir “Carinha de Anjo” no SBT, a partir do dia 25. Durante uma semana, começo de uma e final de outra.

Está fora

Patrícia Abravanel está tocando sozinha o expediente do “Programa Silvio Santos”, encarregando-se das suas gravações. O nosso herói vai continuar mais essa semaninha de fora.

Está complicado

O esporte da Band está esperando um sinal verde da programação para saber se fecha ou não uma nova temporada de transmissões do campeonato alemão.

O problema é que várias datas coincidem com a Fórmula 1. Aí já deixa de ser bom negócio.

Imperador

Paramount+ marcou para dia 21 o lançamento do documentário “Adriano, Imperador”.

Trabalho que relembra a trajetória de um dos maiores nomes do futebol brasileiro, narrado pelo próprio atleta.

 Afinados

Os irmãos, atores e cantores Davi e Mari Campolongo atuam juntos em “Poliana Moça”, no SBT, e têm Juno Andrade como professor de música de seus personagens, Bento e Chloe.

Davi e Mari também conseguiram colocar “Minha história” e “Nosso tempo” na trilha sonora da novela.

C´est fini

Nesta sexta-feira (8), o “Faustão na Band” recebe Chitãozinho e Xororó. Durante o programa, a dupla é surpreendida por uma homenagem de familiares e amigos famosos, como Fafá de Belém, Frejat, Thiaguinho, Negra Li, Rogério Flausino, Edu Falaschi (ex-vocalista do Angra), Paulo Coelho e Erasmo Carlos.

COMPATILHAR: