Dia desses, a coluna falou das dificuldades das TVs, diante dos tantos pagamentos ou recolhimentos que se tornaram obrigatórios em qualquer execução musical.

Algo tão proibitivo, que o uso de trilhas e criação de editoras próprias, como um jeito de racionalizar custos, também vieram a se tornar lugar comum.

Na mesma nota, no entanto, foi salientado que o Ecad – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – tem e trabalha dentro de parâmetros que foram ajustados e combinados entre as partes.

Mas ainda assim, a sua direção fez questão de se posicionar, informando que “a licença de execução pública musical, garante que as emissoras de televisão utilizem todo tipo de música e o número de vezes que desejarem ao longo de suas programações, sejam ao vivo ou gravadas, e isso não fará diferença no valor da mensalidade referente aos direitos autorais de execução pública paga por elas”.

E finaliza, assegurando que “mediante esse pagamento, o Ecad garante a remuneração dos compositores, intérpretes, músicos, produtores fonográficos e editores que tiverem suas canções tocadas nestas emissoras”.

Perfeito. Isso é o que sempre existiu e apenas legitima o que já foi escrito. O problema, vale repetir, são as outras tantas associações que vieram a ser criadas e que desestimulam toda e qualquer iniciativa de se abrir novos espaços musicais.

Pior é que, no fim, todos perdem com isso.

 

Vale esclarecer

 

Pra deixar bem explicadinho é o seguinte: existem dois sistemas de arrecadação. Um é o do Ecad, execução pública, perfeitamente explicado acima.

O outro é o da sincronização, Editoras/UBEM – União Brasileira de Editoras de Música, que também deve receber pelas execuções. Nada a contestar. A queixa está em cima dos valores que são cobrados.

 

 

Várias frentes 

 

Rafael Sardão, em cartaz com “TAGEM” e “Amor Sem Igual”, faz sua estreia como diretor na série “Ameaça Invisível”, também em gravação para a Record.

Já nos palcos, sob a direção de Tonico Pereira, Sardão integra o elenco de “A Vida Não É Justa”, ao lado de Léa Garcia e Emiliano Queiroz. A peça faz o circuito Sesc Rio.

 

Caiu a ficha?

 

Alguns setores da Band, os mais próximos à sua produção, entendem que o aluguel dos estúdios da Vera Cruz não foi o melhor dos negócios, como a princípio se imaginou.

Para se adequar às condições de uso, ainda serão necessárias melhorias bem importantes.

 

 Melhorias

 

As gravações do “MasterChef” e do humorístico “Nóis na Firma” foram realizadas com sérios problemas na acústica.

E também a parte de instalações deixa muito a desejar, especialmente camarins, falta de banheiros e refeitório.

 

 Em todo caso

 

Cabe a direção da Band decidir como resolver tudo isso, até diante das possibilidades de colocar os estúdios à disposição das grandes produtoras.

Diante das condições atuais, é quase impossível levar esse plano à frente.

 

A propósito

 

Entre hoje e amanhã, a Band coloca ponto final nas gravações de mais uma temporada do “MasterChef”, versão Amadores.

Já no próximo dia 21, serão abertos os trabalhos do “MasterChef+”.

 

As Verdades

 

Depois do seu bom trabalho na direção de “Medida Provisória”, Lázaro Ramos volta aos cinemas como ator.

Em “As Verdades”, ele é o delegado Josué, que na investigação de um crime numa pequena cidade no sertão baiano, precisa descobrir qual das três versões contadas é a verdadeira. Dia 30 nos cinemas.

 

 

Jornalismo

 

Naquele mesmo modelo que a CNN já teve, a TV Jovem Pan passou a apresentar um bloco com ancoragem e notícias da Brasília. Por enquanto, no Top 20, mas a ideia é ampliar para outros espaços.

A apresentação é de Katiuscia Sotomayor

 

Desfalques

 

A propósito da TV Jovem Pan, tudo indica que serão bem importantes as baixas na sua equipe, entre apresentadores e comentaristas, por causa das eleições.

Entre os principais, que já confirmam suas candidaturas, o ex-ministro Ricardo Salles e Antonia Fontenelle.

 

 

Economia

 

Para evitar gastos com seguidas viagens do elenco de “Mar do Sertão” ao Nordeste, a Globo vai reproduzir vários ambientes no seu complexo do Rio de Janeiro.

A construção de uma cidade cenográfica foi confirmada.

 

Humor

 

O Prime Video reuniu um time de craques na segunda temporada da série “LOL: Se rir, Já era”, ainda sem data de estreia.

Casos de Carol Zoccoli, Lindsay Paulino, Bruna Braga, Gigante Léo, Marianna Armellini, Fabio Rabin, Mathy Lemos, Rafael Infante, Eddy Junior e Grace Gianoukas. Gkay dividirá a apresentação com Tom Cavalcante

 

Bate – Rebate

 

  • O Multishow confirma para o dia 27, 22h30, a estreia da sexta temporada da série “Tô de Graça”…
  • …  Rodrigo Sant’Anna, Isabelle Marques (Briti), Andy Gercker (Maico) e Evelyn Castro (Marraia) seguem no elenco fixo.
  • Já está disponível no Star+ um novo episódio da atual temporada de “Os Simpsons”…
  • … “O som das gengivas sangrentas” traz um personagem com deficiência auditiva, interpretado por deficientes auditivos em espanhol e em português.
  • O craque Lucas Moura, Denílson e Luciele Di Camargo e a banda Rod Hanna são as atrações do “Faustão na Band” desta segunda-feira.
  • Duda Santos acaba de assinar seu primeiro contrato com a Globo e está confirmada no elenco de “Travessia”, da Glória Perez, substituta de “Pantanal”.
  • Léo Dias será o convidado do “Programa de Todos os Programas”, nesta terça, 18h, ao vivo, com transmissão nas redes sociais do R7.
  • Está confirmada para a madrugada de segunda para terça, 1h10, a estreia do “Band Eleições”…
  • … Os pré-candidatos aos governos de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro – Fernando Haddad, Alexandre Kalil e Marcelo Freixo serão os entrevistados…
  • … Apresentação de Rodolfo Schneider, com as participações dos jornalistas Fernando David e Mariana Procópio (RJ) e Murilo Rocha e Lucas Catta Prêta (MG).
  • Malu Rodrigues, Irma na primeira fase de “Pantanal”, gravou a série “Musa Música”…
  • Jean Paulo Campos, sempre lembrado pelo Cirilo de “Carrossel”, também faz uma participação.

C´est fini

Primeira novela de Larissa Manoela na Globo, “Além da Ilusão” entrou na reta final de gravações. Foram acertadas participações especiais de Juliane Araújo, Regiane Alves e Ângela Vieira. O último capítulo vai ao ar em 19 de agosto.

 

COMPARTILHAR: