Tem início hoje, 22, a campanha de vacinação em idosos contra a gripe. A campanha se estenderá até o dia 9 de maio, sendo que o dia nacional de vacinação contra a gripe será no sábado, dia 26.
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que 80% da população idosa do município se já vacinada durante a Campanha, ou seja cerca de 6 mil idosos.
No ano passado a meta era de 70%.
Serão realizadas escalas para a vacinação em moradores de comunidades rurais, além de atendimento a domicílio de idosos acamados ou impossibilitados de se locomover. Todas as unidades de saúde terão disponibilizadas vacinas contra a gripe, no horário de 8 às 17 horas, além das vacinas contra tétano e febre amarela.
É importante frisar que a vacina não causa nenhum malefício para que a utiliza, o problema este justamente na não-utilização. Muitas vezes o idoso deixa de tomar a vacina com medo de que ela venha lhe causar alguma doença ou mesmo que agrave seu caso. É importante lembrar, porém, que a vacina não causa gripe, sob nenhuma circunstância. Ela é constituída de vírus mortos e, a única coisa que pode ocasionar é uma reação adversa, como febre baixa, vermelhidão no local da aplicação ou algo similar, tal como ocorre com qualquer outra vacina.
A vacina só é contra-indicada a pessoas com alergia grave a ovo de galinha e quem já desenvolveu a Síndrome de Guilan-Berré.

Comentários
COMPATILHAR: