Laís Alegretti/ Do G1, em Brasília

A partir desta segunda-feira (18), os passageiros terão de passar por procedimentos de inspeção mais rigorosos nos aeroportos brasileiros. Confira as perguntas e respostas elaboradas pelo G1, com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Quais foram as medidas anunciadas pela Anac?
– Revista física: todos os passegeiros estão sujeitos a passar por uma revista física, feita por um agente do mesmo sexo. Isso pode ser feito de forma aleatória, ou seja, mesmo que não tenha sido disparado o alarme do equipamento de raios X. De acordo com a Anac, a revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e do agentes, e com presença de testemunha.

– Notebook: Os passageiros terão que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas. Antes, segundo a Anac, a medida só era obrigatória para os voos internacionais.

– Abertura de bagagem
Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos. Isso pode ser solicitado no momento da passagem pelo equipamento de raios X.

As filas ficarão mais longas?
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa Avianca, Azul, Gol e Latam, informou que os operadores aeroportuários preveem que a mudança aumentará o tempo de chegada às salas de embarque.

A Anac informou que serão tomadas medidas para evitar possíveis filas, mas não detalhou os procedimentos previstos. “Os operadores aeroportuários estão cientes dos novos procedimentos de segurança e adotarão as medidas necessárias para agilizar o processamento dos passageiros.”

Que horas o passageiros deve chegar ao aeroporto?
As empresas aéreas orientam os passageiros dos voos nacionais a se apresentarem para o check-in com antecedência de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo.

Crianças também podem ser revistadas?
Crianças também podem ser submetidas à revista física. A Anac não informou a idade mínima por “questões de segurança”.

O que pode acontecer com quem se negar a passar pela revista?
Se o passageiro se negar a passar pelos procedimentos de inspeção, ele não poderá acessar a área de embarque do aeroporto.

As medidas valem para todos os aeroportos?
A mudança vale para voos nacionais e internacionais em todos os aeroportos brasileiros.

As medidas estarão em vigor exclusivamente para a Olimpíada?
Não. A inspeção mais rigorosa não tem prazo para acabar. A Anac afirma que a medida, que começou dias antes da Olimpíada, não tem ligação com os jogos ou com outro fator externo.

COMPATILHAR: