A Prefeitura de Formiga, por intermédio do Departamento de Serviço de Inspeção Municipal, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), ofereceu aos piscicultores do município uma capacitação intitulada ?Transformação de Produtos de Origem Animal em Embutidos e Defumados (Peixes)?, com o objetivo de fortalecer a produção e o comércio dos produtos na cidade.
Durante o curso, foram apresentadas aos alunos diversas formas de manipulação e aproveitamento da tilápia, agregando valor ao produto, tais como: filés, almôndegas, empanados, linguiças e pururucas. Além disso, foram abrangidos temas como saúde e segurança no trabalho, legislações, boas práticas de fabricação e associativismo.
O estudo foi realizado entre quinta-feira e sábado (6 e 8), com carga horária total de 24 horas, no Abatedouro de Pescado Paraíso da Tilápia, que fica na comunidade de Luanda.
O encerramento da capacitação contou com a presença do prefeito Moacir Ribeiro/PMDB, que se impressionou com a qualidade dos produtos e elogiou muito o sabor dos mesmos, os quais foram oferecidos durante o almoço de degustação, que contou com a presença dos participantes e também dos responsáveis pelo curso.
Apicultura
Outra capacitação realizada foi ?Trabalhador na Apicultura/Produção de Mel e Cera de Abelhas?, a qual abrangeu temas como biologia e organização social das abelhas, localização, utensílios e equipamentos, processamento de mel e cera e legislação. O curso teve carga horária de 40 horas e foi realizado entre 04 e 08 de março, no Apiário Boa Esperança.
Parcerias
Os cursos foram gratuitos e contaram com parcerias como Serviço de Inspeção Municipal ? SIM, Senar, Sinrural ? Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga, IMA ? Instituto Mineiro de Agropecuária, Emater ? Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais e Abatedouro de Pescado Paraíso da Tilápia.

COMPATILHAR: