A Secretaria de Estado de Saúde confirmou nesta quinta-feira a primeira morte por febre amarela em Minas Gerais. A vítima é um jovem de 24 anos que morreu na última segunda-feira, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A sorologia que confirmou a causa da doença foi realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
De acordo com parentes, o jovem natural de Araguari, viajou a trabalho para Caldas Novas, interior de Goiás, cidade em que apresentou casos da doença. No último dia 16 de janeiro, ele foi atendido na Santa Casa de Araguari, com sintomas de febre amarela e foi encaminhado, na noite do último domingo para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com as funções renais praticamente paralisadas. O homem morreu vítima de parada cardíaca, segundo os médicos.
De acordo com nota divulgada pela secretaria, apesar de ser natural de Araguari, o jovem não foi contaminado em Minas. Os primeiros sintomas da doença apareceram no dia 12 de janeiro, quando a vítima estava na zona rural de Goiás. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luís Felipe Caram destacou serem remotas as chances de ele ter transmitido a febre amarela na área urbana e que há, atualmente, no país, apenas casos de febre amarela silvestre.
Ainda segundo Caram, a secretaria já tomou medidas de controle, como do mosquito Aedes aegypti nos locais onde o paciente esteve na zona urbana, ou seja, na área da residência e na área do hospital de Araguari, onde ele recebeu o primeiro atendimento antes de ser transferido ao Hospital das Clínicas de Uberlândia. O subsecretário também ressaltou que a vacina contra a febre amarela está disponível em todos os postos de saúde de Minas Gerais.

COMPATILHAR: