As entrevistas para obter visto norte-americano marcadas para esta semana nos consulados em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife foram suspensas e terão de ser reagendadas.

Os solicitantes que tinham entrevista marcada entre os dias 22 e 26 deste mês receberão, em breve, detalhes de como reagendar o atendimento.

Quem tiver agendado entrega de documentos nos CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) pode comparecer a esses locais nessas datas. Não há previsão, no entanto, de prazo para que o pedido seja processado. Todas as solicitações de visto feitas após o dia 8 de junho estão sendo afetadas por uma falha técnica no sistema de passaporte e vistos no Departamento de Estado Americano. Não há previsão de quando o serviço, suspenso em todo o mundo, será restabelecido.

As pessoas que quiserem ou precisarem retirar o passaporte que está retido à espera do visto, por motivo de viagem a um terceiro país, por exemplo, podem entrar em contato com os consulados para obter o documento de volta, sem o visto.

O ministro conselheiro para Assuntos Consulares, Tom Lloyd, afirmou que, assim que o sistema voltar a funcionar, os consulados farão todo o esforço possível para entregar os vistos. O prazo normal de processamento é de dez dias úteis, e Lloyd disse esperar que esse seja o prazo máximo para entregar o documento a partir da normalização.

 

Pedidos emergenciais estão sendo analisados caso a caso. Normalmente, são atendidas situações relacionadas a viagens para tratamento de saúde. Pessoas que têm viagem de emergência já marcadas devem seguir as orientações no site do consulado.

O Tempo

COMPARTILHAR: