O consumo de combustíveis no país cresceu 8,4% ano passado, na comparação com 2009. A taxa é bem superior aos 2,7% registrados no ano anterior e igual à expansão registrada 2008, antes do aprofundamento da crise mundial.
A informação foi dada nesta terça-feira (15) pelo diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Alan Kardec, que afirmou ter ficado surpreso com o forte aumento da demanda. Segundo dados apresentados pela ANP, em seminário de avaliação do setor, no ano passado, o consumo de óleo diesel cresceu 11,2% e o de gasolina, 17,5%. Já o consumo de etanol caiu 2,9%.
Foi a primeira queda anual do consumo de etanol desde 2003, com os consumidores reduzindo o uso do biocombustível e preferindo a gasolina, economicamente mais vantajosa no período.
Kardec explicou que a queda na demanda por etanol foi resultado da crise que atingiu o setor, com chuvas em excesso e alta nos preços do açúcar no mercado internacional. Os dois fatores fizeram que o etanol ficasse mais caro e o consumidor acabasse optando pela gasolina. A queda do álcool se deve à conjuntura internacional, com uma demanda maior por açúcar. Teve a Índia, com uma demanda maior pelo segundo ano consecutivo, por conta da seca. E há uma movimentação natural do mercado de mudar a produção de etanol para o açúcar, afirmou o diretor da ANP.
Outro destaque foi crescimento no consumo de combustíveis para aviação. No caso do QAV (combustível de aviação) houve expansão de 15,1% sobre 2009 e a gasolina de aviação registrou aumento de 11,3%. Já o consumo de gás de botijão, o GLP, teve alta de 3,7%. Kardec acredita que o consumo de combustíveis continuará forte neste ano.

COMPATILHAR: