O Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Formiga (STSSF) enviou um comunicado à imprensa neste domingo (26) com informações de que a greve deflagrada no último dia 23 na Santa Casa de Caridade de Formiga continua.
Segundo informou o presidente do sindicato, Paulo José de Oliveira, na reunião realizada na última sexta-feira (24), na Superintendência do Ministério do Trabalho, em Belo Horizonte, a pedido do STSSF, ?não houve possibilidade de acordo, uma vez que o provedor da Santa Casa de Caridade de Formiga não compareceu à reunião?. O provedor da entidade, Geraldo Couto, teria enviado um representante da empresa.
Ainda segundo a nota do sindicato, foi solicitada a intervenção do Ministério Público do Trabalho em Belo Horizonte e uma reunião em caráter de urgência será agendada para os próximos dias.
O presidente do STSSF ressaltou que foi ajuizado um protesto judicial para garantir a data-base da categoria, tendo em vista as dificuldades de negociação.
?O Sindicato vem a público esclarecer à toda a população que está com seu movimento de Greve dentro dos termos da Lei, de forma pacífica e ordeira, mantendo escala mínima de trabalhadores dentro da Santa Casa resguardando o atendimento dos casos inadiáveis da comunidade. Por outro lado quer denunciar e alertar a todos que a Provedoria e demais responsáveis da instituição estão colocando e contratando voluntários, estagiários e acadêmicos de enfermagem para trabalhar no Hospital, o que é ilegal, colocando em risco a vida dos pacientes ali internados, inclusive, contratando pessoas sem o devido preparo e qualificação?. , diz em nota o presidente Paulo José.
A administração do hospital garante que não houve contratações, mas que alguns voluntários têm contribuído para a manutenção dos serviços da Santa Casa.
O sindicato ainda acusa a provedoria de querer terceirizar os serviços da Santa Casa. Os trabalhadores questionam as melhorias que têm sido feitas no hospital, aquisição de aparelhos e contratação de membros para o corpo clínico, o que os leva a entender que a entidade tem condições financeiras para a recomposição salarial dos funcionários.
O presidente do sindicato ressalta que espera, em breve, o fim da greve e a normalização dos serviços.
A administração da Santa Casa disse que enviará em breve uma nota à imprensa com os devidos esclarecimentos.

COMPATILHAR: