A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Associação Pública Dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) firmaram convênio para garantir a castração de 10.850 cães e gatos de rua e também animais de tutores de baixa renda em 22 municípios do Sul e Centro-Oeste mineiros. Este é mais um avanço de Minas Gerais em políticas públicas relacionadas à fauna doméstica.

Em Capitólio, no Sul de Minas, cidade em que o acordo foi assinado, está prevista a castração de 206 cães e gatos. Além disso, o município está entre os que receberam a doação de microchips na primeira fase de execução do Programa “Conheça seu Amigo”. Na prática, à medida que os animais forem passando por cirurgia, eles receberão a microchipagem, que poderá ser detectada por meio de um leitor, que também foi entregue à cidade por parte da Semad.

A Ameg vai atuar em várias frentes na castração de cães e gatos. Clínicas foram credenciadas em alguns municípios, como Pratápolis, Itaú de Minas, Piumhi e Cássia. Também serão utilizados um castramóvel e uma van. Atualmente, o convênio, que tem como origem recursos de emendas parlamentares, já resultou em cerca de 3 mil animais operados.

Em outra frente, um convênio firmado entre a Semad e a Associação Viçosense de Proteção aos Animais garantiu a castração de 807 cães e gatos no município de Viçosa. A ação também faz parte do Programa Estadual de Esterilização de Cães e Gatos.  Este convênio também foi realizado a partir de emenda parlamentar.

Sistema de identificação

A mais nova política da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) sobre o assunto é o Sistema de Identificação de Animais Domésticos — primeiro banco de dados público do Brasil desenvolvido por um governo estadual para controle e monitoramento de espécies da fauna doméstica. A iniciativa integra as ações do Programa Estadual de Microchipagem “Conheça seu Amigo”, promovido pela Semad.

“É mais uma ferramenta para controlar a população animal, para ter um dado do tutor, do animal. Eventualmente, o animal que for abandonado poderá ser localizado pelo tutor”, afirma o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco.

Benefícios 

De acordo com a médica veterinária Priscila de Oliveira Pinto, a castração é altamente recomendável, independente do sexo do cão ou gato. A especialista salientou que, além de reduzir as chances de doenças, a esterilização também ajuda a solucionar, por exemplo, brigas nas ruas, uma vez que machos marcam territórios e não aceitam a presença de outros animais.

“Os benefícios para as cadelas é que vão diminuir as chances de tumores de mama, vão diminuir as chances de doenças relacionadas ao útero, porque na castração tem a retirada do útero, além de doenças relacionadas ao cio, uma vez que no cio a imunidade do animal fica baixa. Nos machos, reduzimos os tumores de próstata e de testículo”, contou.

A dinâmica em castrações funciona da seguinte forma: o tutor chega com o animal, que passa por uma avaliação prévia. Enquanto isso, o responsável pelo cão ou gato preenche uma ficha com a secretária e assina os termos de responsabilidade. Em seguida, o animal passa por uma tricotomia, que consiste na retirada de pelos onde será feita a cirurgia, e é anestesiado.

A cirurgia demora, em média, 20 minutos em cadelas e cinco minutos em cachorros. No caso de gatos, o procedimento leva 10 minutos, aproximadamente.

O animal passa por um pós-cirúrgico e, neste caso, o tutor tem que aguardar o cão ou gato acordar para que seja feita a liberação. O responsável leva uma receita para casa com todos os medicamentos prescritos que o animal precisa.

Fonte: Agência Minas

 

 

COMPATILHAR: