Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, a Prefeitura Municipal de Formiga começou na terça-feira o 20° Mutirão de Limpeza com coleta seletiva de lixo, que se estenderá até o dia 28 de março.
Haverá coleta do lixo em várias regiões da cidade. Uma equipe percorrerá as ruas para recolher o entulho que os moradores colocarem nas portas das residências. De acordo com o coordenador do combate à dengue, Anderson Avelar, não é possível realizar um trabalho bem feito sem a colaboração de todos. ?A população é peça fundamental para o combate à dengue. Não adianta os agentes recolherem o entulho se os moradores não limparem suas propriedades regularmente. A ação tem que ser contínua?, comentou Anderson.
De março a junho o número de pessoas que contraem a doença se eleva muito, devido, principalmente, pelo aumento das chuvas e, consequentemente, de focos com água parada, agente facilitador da reprodução do mosquito. ?Nestes quatro meses são registrados casos do aparecimento do mosquito transmissor igual ou superior ao do ano inteiro. É um período crítico. Por isso é muito importante a população estar atenta para não permitir a procriação do mosquito?, ressalta o coordenador.
De janeiro deste ano até o momento não existe nenhuma confirmação de casos da doença em Formiga, porém 15 casos estão sob suspeita. No ano passado, o município teve registros de quase 100 confirmações. O mutirão da limpeza contará com 22 agentes municipais da Dengue e com a colaboração dos atiradores do Tiro de Guerra.

Programação do mutirão da limpeza:
18/03: Maringá, industrial, Souza e Silva, São Sebastião, Planalto, Mangabeiras, Saudade, Maria Cristina e Nirmatele
19/03: São Luiz, Sagrado Coração de Jesus, Água Vermelha, São Vicente, Vila Imperial, Palmeiras, Pôr do Sol, Del Rei e São Lourenço.
20/03: Santa Tereza, Bom Pastor, São Geraldo, Jardim Minas Gerais, Esplanada do Castelo, Belvedere, Eldorado, Cidade Nova, Leal, Universitário, Vila Giarola, Beira Rio.
25/03: Vila Irba, Santa Luzia, São Raimundo, Jardim Guanabara, Padre Remaclo Fóxius, Vila Esperança, Rosário, Maria Conceição de Castro, Quartéis, Nossa Senhora das Mercês, Lajinha e Vila Carmelita.
26/03: Alvorada, Nossa Senhora de Lourdes, Jardim Alvorada, Quinzinho, Vila Ferreira, Ouro Verde, Rosa Mística, José Branco, Vila Castro e Jardim Montanhês.
27/03: Bela Vista, Novo Horizonte, Santo Antônio, Novo Santo Antônio, Centenário, Areias Brancas, Vila Licínio, Morada do Sol, Centro.
28/03: Alto da Praia, Nova Vista, Jardim Morumbi, Recanto da Praia, Jardim das Oliveiras, São José Operário, Érico Rocha.

COMPATILHAR: