No dia 25 de julho, é celebrado o Dia Mundial da Prevenção do Afogamento, uma data instituída pela ONU em abril de 2021 para destacar a importância da segurança aquática e prevenir acidentes.
Em apoio a essa causa vital, o Corpo de Bombeiros Militar de Formiga realizou uma palestra e demonstração de salvamento no sábado (20), no Parque Municipal Doutor Leopoldo Corrêa (Praia Popular).
O evento reuniu 16 nadadores especializados em águas abertas, os quais foram instruídos sobre medidas preventivas contra afogamentos e procedimentos de emergência em caso de incidentes.
A diversidade de cenários onde ocorrem afogamentos, como cachoeiras, rios, lagos e até mesmo banheiras, destaca a importância da vigilância e cuidados preventivos em ambientes aquáticos.
A 4ª Companhia de Bombeiros tem se dedicado ativamente à prevenção e resgate, buscando evitar tragédias e salvar vidas, enfatizando o papel crucial da participação da sociedade nesse esforço coletivo.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais convida a comunidade a se unir à causa da prevenção aos afogamentos, promovendo uma cultura de segurança nos ambientes aquáticos e contribuindo para a redução desses incidentes trágicos que afetam tantas famílias.
Para auxiliar na prevenção, o Corpo de Bombeiros compartilha dicas importantes, como respeitar placas de sinalização, evitar locais perigosos, não nadar após ingestão de substâncias que comprometam a coordenação motora, evite fazer refeições pesadas antes de entrar na água, nunca nade sozinho, não deixem as crianças sozinhas e sempre utilizar coletes salva-vidas em atividades aquáticas. Além disso, conhecer técnicas de primeiros socorros, como a ressuscitação cardiopulmonar, pode ser crucial em situações de emergência.
Com a conscientização e a colaboração de todos, é possível prevenir acidentes aquáticos e preservar vidas. A segurança é responsabilidade de cada um de nós. Vamos nadar com consciência, respeitando normas de segurança e zelando pelo bem-estar coletivo. O Corpo de Bombeiros conta com você na prevenção de afogamentos.
Fonte: Corpo de Bombeiros

Foto: Corpo de Bombeiros

Foto: Corpo de Bombeiros

Foto: Corpo de Bombeiros