No dia 15 de outubro, a Secretaria de Saúde de Córrego Fundo promoverá um mutirão de exames preventivos contra o câncer do colo do útero. O exame conhecido como ?Papanicolau? ou apenas ?preventivo? será realizado das 15h às 19h, nas Unidades de Atenção Primária em Saúde (UAPS) ?Padre Dionísio?, em Córrego Fundo de Cima, e ?Cristino Antonio de Faria?, em Córrego Fundo de Baixo.

As mulheres interessadas podem procurar as agentes comunitárias ou as unidades de saúde para agendamento. O exame é feito mediante apresentação o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e documento de identidade.

Segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. É uma doença de desenvolvimento lento, que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados. O câncer do colo do útero é raro em mulheres até 30 anos e sua incidência aumenta progressivamente até ter seu pico na faixa de 45 a 50 anos. A mortalidade aumenta progressivamente a partir da quarta década de vida.

Os telefones de contato com as unidades de Saúde são: UAPS ?Padre Dionísio? (37) 3322-9646 e UAPS ?Cristino Antonio de Faria? (37) 3322-9544.

Comentários