Incêndio de grandes proporções se espalha em vários pontos diferentes na mata que circunda parte do ponto de captação do Saae, no rio Formiga. Antigamente, conhecido como mata do Tunico.
Ao tomar conhecimento do fato, a equipe do portal Últimas Notícias, em companhia do fotógrafo e ambientalista Paulo Pacheco, se dirigiu para aquelas paragens e, uma vez constatado o absurdo, imediatamente comunicou o fato à Promotoria de Meio Ambiente que, por sua vez, solicitou o empenho do Corpo de Bombeiros.
A Polícia Ambiental, assim como o secretário de Gestão Ambiental, Jorge Zaidan, também foram cientificados. O chefe da Defesa Civil, Tenente José Lopes, normalmente acionado em questões como esta, não pôde ser encontrado via telefone.
O fato é que, pelas proporções do incêndio e em virtude das dificuldades de acesso aos pontos por onde o fogo se alastra, acredita-se que o combate às chamas exigirá um número grande de agentes ? voluntários ou não ? fazendo uso de abafadores e quem sabe, construindo um grande aceiro para evitar o caos, limitando de alguma forma a propagação das chamas por toda a mata, o que parece, está mais que anunciado caso o combate não seja rápido e eficiente.
É lamentável, e fatos como este, dão mostra de que a cidade não dispõe, do mínimo de planejamento capaz de auxiliar em ocasiões como esta. Falta mais que água, falta plano ?B?, ou seja, alternativas viáveis para solucionar questões cruciais como estas que, ultimamente, nos tem sido apresentadas.
Uma rigorosa investigação para se chegar ao criminoso ou quem sabe, aos criminosos, também se faz necessária.
Todas as autoridades que deveriam ser cientificadas do fato, foram comunicadas pela redação do portal antes das 17h15, quando em telefonema com o Comandante do Corpo de Bombeiros, Mateus Campos, ele informou que tão logo, um veículo e 4 bombeiros que se encontravam em outra missão de socorro, chegaram ao quartel e, imediatamente, se deslocaram em direção ao incêndio.
O comandante dos Bombeiros também é de opinião que a Defesa Civil local, ?precisa melhor se equipar e se preparar para auxiliar neste tipo de atendimento e lembrou: as chuvas se aproximam e precisamos sim, planejar melhor o socorro em casos que comumente ocorrem nesta época?. E ele tem toda razão: Assim como hoje é fogo, amanhã, como já ocorreu em passado não muito distante.

COMPATILHAR: