O município de Córrego Fundo, desde o mês de maio, participa efetivamente do programa ?Aliança pela Vida?, do governo do estado. O programa consiste em uma parceria do Governo de Minas com entidades da sociedade civil para enfrentar a luta contra as drogas em Minas Gerais.

De acordo com a secretária de Políticas Sociais de Córrego Fundo, Marli Rosário Silva, o programa é desenvolvido apor meio de uma parceria do Governo Estadual com o município, direcionado a pessoas que buscam livrar-se da dependência química de álcool e drogas. Em Córrego Fundo, o ponto de apoio do programa é o Cras (Centro de Referência em Assistência Social). O programa que envolve assistência aos familiares dos dependentes.

Os interessados em participar do programa recebem uma ajuda financeira para custear o tratamento. Este auxílio é repassado pelo Cartão Aliança Pela Vida, e o valor só pode ser utilizado para financiar a prestação do serviço de saúde. Segundo explicou a secretária, para participar do ?Aliança pela Vida?, o paciente deve aceitar o tratamento, já que o programa não abrange internações compulsórias. Em seguida, é encaminhado para realização de consultas e exames, para ser direcionado a uma Comunidade Terapêutica disponibilizada pelo programa. O valor repassado é de R$45,00 ao dia, para estadia e tratamento Comunidade Terapêutica.

Em casos de pacientes com vínculos empregatícios, o programa viabiliza o afastamento pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e os participantes do programa têm prioridade em passar pela perícia. Uma das solicitações do programa é que os familiares dos dependentes participem de grupos de apoio, como alcóolicos ou narcóticos anônimos, dentre outros.

Em Córrego Fundo, três pacientes já fizeram uso do serviço. ?Precisamos informar a população deste programa que está sendo oferecido em nossa cidade. Sabemos da grande demanda que envolve a questão da dependência química e estamos envolvidos em trabalhar em favor da vida, contra as drogas?.

Para receber a assistência do Programa Aliança pela Vida, os interessados devem procurar a Secretaria de Políticas Sociais, à Rua Joaquim Gonçalves da Fonseca, nº 305, telefone (37) 3322-9428, ou então CRAS, à Rua Vinte e Três de Outubro, 191, no bairro Amazonas, telefone (37) 3322-9272.

O programa

O ?Aliança pela Vida? é um programa estruturador do Governo de Minas Gerais que assumiu o desafio de combater a dependência química considerando toda a usa complexidade. Para isso, montou uma rede que oferece atendimento ao dependente de drogas; apoio aos seus familiares; capacitação de profissionais de saúde, de assistência social e do sistema de defesa; e ações educativas, preventivas e de ocupação de espaços públicos que foram ou correm risco de tornarem-se cenas de uso.

Cartão Aliança Pela Vida

O Cartão é a garantia financeira da continuidade do tratamento do dependente químico para custear o tratamento em instituições credenciadas pela Secretaria de Estado de Defesa Social. O pagamento é feito com o Cartão Aliança pela Vida diretamente na instituição escolhida.

Aliança Local

O Aliança Local é um Programa de Atendimento Domiciliar, de Socorro Familiar. Equipes especializadas prestam um primeiro atendimento na casa do usuário que pode ser voltado diretamente ao dependente químico ou a seus familiares. As equipes orientam a família e faz também os encaminhamentos necessários. Os casos de internação encaminhados pela Justiça são considerados como prioritários para as visitas domiciliares.

COMPATILHAR: