A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará no dia 13 de maio, uma audiência pública para debater sobre o estabelecimento de cota mínima para o Lago de Furnas.
A audiência ocorrerá a partir das 14h30, e foi convocada por intermédio do deputado estadual Cleiton Oliveira (Professor Cleiton/DC).

A Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) convida agentes políticos, empresários ligados ao turismo, lideranças e população para participar da audiência que contará com a presença de representantes de Furnas Centrais Elétricas.

“É muito importante a participação de todos para que possamos demonstrar os impactos que a baixa do nível do lago promove em nossa região e para que possamos construir, em conjunto, meios para garantir a preservação desse patrimônio tão importante para toda Minas Gerais”, disse o deputado.

Nível atual do lago
Dados do monitoramento dos reservatórios divulgados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) mostram que o nível do Lago de Furnas está 2,6 metros acima do que o registrado no mesmo período do ano passado. Conforme os últimos números divulgados, o nível do lago está em 760,7 metros acima do nível do mar, o que corresponde a 47,86% do volume útil.

Para efeito de comparação, nesta mesma época, em 2018, o nível do lago estava em 758,1 metros acima do nível do mar, o que corresponde a 32,09% do volume útil.

Além de questões relacionadas à chuva, mobilizações da Alago denunciando a baixa das águas, provocaram mudanças na gestão, em especial a partir de 1/3, o que acelerou o aumento no nível do lago.

 

Fonte: Com informações do G1||

COMPATILHAR: