O uso de máscara, obrigatório em alguns estados brasileiros para ajudar a evitar a transmissão da covid-19, não deve causar desconforto. Mas o tamanho inadequado pode levar à sensação de falta de ar, explica o infectologista Fábio Gandenzi, presidente da Sociedade Catarinense de Infectologia. “Significa que a máscara está muito apertada”, afirma.

O médico explica que o propósito da máscara é reter gotículas de saliva, já que a transmissão ocorre por meio da fala, tosse ou espirro.

O recomendável para quem precisa sair de casa é utilizar máscaras de tecido, como algodão, tricoline ou TNT. Porém, é importante ressaltar que esse modelo funciona apenas como uma barreira mecânica e não tem capacidade de filtragem.

A obrigatoriedade da utilização de máscara como proteção contra a covid-19 é uma realidade em estados brasileiros como Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Pará, Rondônia, Minas Gerais e também no Distrito Federal.

Mas, apesar do incômodo que possa causar, não é recomendado tocar ou tirar a máscara ao sair de casa, para que não haja risco de contaminação.

Vale lembrar que a falta de ar é um dos sintomas da covid-19 e merece atenção caso não seja apenas uma sensação temporária de desconforto provocado pela máscara.

Matéria do R7

COMPATILHAR: