Para celebrar os 40 anos de construção do Cristo Redentor, a Prefeitura de Formiga realizará uma comemoração especial nesta terça-feira (12), com apresentações musicais e homenagens. Na ocasião, o Cristo receberá uma nova iluminação. As comemorações pelo 40º aniversário do mais famoso monumento de Formiga terão início a partir das 19h, no Mirante do Cristo.
De acordo com o Departamento de Eventos da Prefeitura, estão marcadas apresentações da Banda da Polícia Militar, Banda Asas do Tempo (Emmel) e do Coral Cristo Rei, o mesmo que se apresentou em 1972.
Além disso, segundo a Secretaria de Cultura, as comemorações marcam também a integração do monumento ao Patrimônio Cultural do Município de Formiga.
Cristo Redentor
O Cristo Redentor foi idealizado pelo radialista e ourives Claudinê dos Santos, que mobilizou inúmeras pessoas para a construção do monumento. Participaram da obra 58 voluntários, o carpinteiro Joaquim Cândido, o armador de ferragens Homero Roberto da Rocha, o mestre de obras Moisés de Souza e o engenheiro Valdir Pedro Alves. O projeto de engenharia é de José Guimarães Fonseca e o monumento foi moldado pela escultora Geralda dos Santos (mãe de Claudinê). Segundo populares, para que obra fosse construída foi realizada uma Campanha de Doações, liderada por Francisco Teixeira Neto (Chiquinho).
O Cristo Redentor de Formiga começou a ser construído em 19 de março de 1972, um domingo, Dia de São José, e a obra foi concluída em 1º de maio do mesmo ano.
A data
A inauguração do monumento havia sido acertada para o dia 12 de junho de 1972, uma segunda-feira, Dia dos Namorados. A placa de inauguração estava pronta, os convites impressos e distribuídos, mas esqueceram de combinar com os padres, com o coral e a banda de música. Por sorte, eles tinham disponibilidade para o sábado à tarde e, assim, a festa foi antecipada para o dia 10. Finalmente aconteceu a inauguração no dia 10 de junho de 1972, numa tarde de sábado.

COMPATILHAR: