Líder disparado do Campeonato Mineiro, com 19 pontos, o Cruzeiro agora quer a mesma tranqüilidade na Copa Libertadores. Para isso, o time celeste precisa de uma vitória nesta quarta-feira, a partir das 21h50 (de Brasília), na altitude de 2.800m de Sucre, sobre o Universitário, pela terceira rodada do Grupo 5.
O Cruzeiro já é o líder da chave, com quatro pontos, um a mais que o Estudiantes de La Plata, e dois à frente do Deportivo Quito. O Universitário, atual campeão do Torneio Apertura da Bolívia, é o lanterna, com um ponto. Caso os mineiros empatem em Sucre, correrão o risco de perderem a ponta no dia 10, quando os argentinos e os equatorianos se enfrentam em Quito.
O goleiro Fábio lembra que o Cruzeiro tem que somar três pontos na Bolívia para se aproximar da classificação às oitavas-de-final. Mais do que isso, ele quer ver o time brigando pela primeira colocação geral, o que lhe dará privilégios nas fases de mata-mata.
O Universitário, por sua vez, trata o jogo com o Cruzeiro como um divisor de águas. A segunda partida em casa é vista como a última chance de arrancar rumo a uma inédita classificação às oitavas-de-final. Na sequência, os bolivianos visitarão o Cruzeiro em Belo Horizonte e o Deportivo Quito. ?Temos que conseguir os três pontos da forma como for?, disse o lateral Bajarano.
Times
O Cruzeiro entrará em campo desfalcado do volante Fabrício e do atacante Wellington Paulista, ambos expulsos na partida contra o Deportivo Quito, no Equador. Os substitutos serão Henrique e Kléber, que começará como titular pela primeira vez na Copa Libertadores. O Gladiador já é um dos artilheiros do time no ano, com cinco gols, e recomenda inteligência a 2.800m acima do nível do mar. ?Temos que ser inteligentes para jogarmos contra eles, que estão acostumados a jogar nessa altitude?, disse.
O técnico Adílson Batista gostou do comportamento do Cruzeiro em Quito, em altitude parecida, e acha que o segredo de fazer um bom jogo é repetir a estratégia de se posicionar bem, de forma compactada.
Pelo que observou do jogo entre Universitário e Deportivo, em Sucre, quando houve empate por 1 a 1, o técnico espera um jogo cadenciado. ?O gramado estava um pouquinho alto, foi um jogo mais cadenciado do que o nosso em Quito. É um sistema que a gente já trabalhou contra (3-5-2), então estou pensando naquilo que é importante para jogar, ter posicionamento correto, vencer e ficar na liderança, que é o nosso objetivo?.
Diferente de Adílson pensa o técnico do Universitário, Eduardo Villegas. Uma de suas recomendações para o duelo desta quarta-feira é impor um ritmo forte, principalmente nos minutos iniciais, e desgastar o Cruzeiro.
Eduardo também terá desfalques: o goleiro Robles, contundido, e o zagueiro Aguirre, suspenso. Os substitutos serão Lampe, no gol, e provavelmente Ferrufino na zaga.
Invencibilidade no retorno à Bolívia
O Cruzeiro volta a jogar na Bolívia pela Libertadores um ano depois de sofrer uma goleada por 5 a 1 para o Real Potosí nos 3.960m de altitude de Potosí.
No país, o Cruzeiro já obteve duas vitórias, um empate e uma derrota, justamente para a equipe potosina, na edição de 2008.
Contra o Universitário de Sucre, o Cruzeiro defenderá a invencibilidade na temporada. Até aqui, são 11 jogos, com nove vitórias e dois empates. (UAI)

COMPATILHAR: