O Cruzeiro esteve muito perto de sofrer a sua terceira derrota no Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira à noite, no estádio Ipatingão, em Ipatinga, mas um gol do lateral Jadílson, aos 43 minutos do segundo tempo, selou o empate por 2 a 2 com o Ipatinga na 10ª rodada.
O pontinho conquistado em cima da hora manteve o Cruzeiro no G-4, agora uma posição abaixo: em terceiro. O Ipatinga, por sua vez, mantém-se na vice-lanterna, com sete pontos.
O Ipatinga chegou a abrir 2 a 0 no placar com gols do zagueiro Gian e do atacante Adeílson. A reação cruzeirense começou com um gol de falta de Charles. O lateral Jadílson fechou o placar.
O Cruzeiro fez uma de suas piores apresentações no Brasileirão. O time de Adílson Batista não teve criatividade para sair da marcação do Ipatinga e ameaçou pouco o gol adversário.
No próximo domingo, o Cruzeiro terá o rival Atlético pela frente, no Mineirão, e tentará voltar a vencer no Brasileiro após três rodadas de jejum. O Ipatinga receberá o Figueirense em Ipatinga.
O jogo
O primeiro tempo teve altos e baixos, com oscilação entre momentos emocionantes e monótonos. O Ipatinga jogou fechadinho, atraiu o Cruzeiro para o seu campo e levou perigo constante nos contra-golpes. Com essa estratégia, o time de Ricardo Drubscky esteve seis vezes na área de Fábio.
O Cruzeiro fez jogadas previsíveis e foi totalmente anulado pelo meio-campo e a defesa do Ipatinga. O goleiro Fred foi mero espectador e trabalhou apenas na reposição de bolas. Sem espaço para as arrancadas, os rápidos Ramires, Wagner, Weldon e Reinaldo estiveram apagados na primeira etapa.
O gol do Ipatinga saiu só aos 40 minutos, após cobrança de escanteio de Rodriguinho pela direita. Fábio saiu mal pelo alto, perdeu o tempo da bola e Gian cabeceou para o gol aberto: 1 a 0.
O Ipatinga ainda esteve perto do gol aos 27 segundos, em chute de Adeílson; aos dois minutos, quando Marinho furou na conclusão dentro da pequena área; aos 11, em arremate de Marinho de fora da área; e aos 28, em conclusão de virada do rápido Adeílson. O meia Sandro, ex-Cruzeiro, ainda finalizou sobre o travessão aos 18.
O Cruzeiro só ameaçou a meta de Fred aos 16. Ramires cruzou da direita e Reinaldo furou no arremate, facilitando o corte da zaga.
Segundo Tempo
O Ipatinga voltou a campo com Márcio Gabriel no lugar do meia Sandro, cansado. O Cruzeiro de Adílson Batista, que tinha apenas Jajá como opção para o ataque, retornou com a mesma formação.

O panorama do primeiro tempo se repetiu. O Cruzeiro enrolava com a bola nos pés e levava contra-ataques a todo instante.
O Ipatinga quase ampliou aos quatro minutos. Adeílson puxou contra-ataque, preferiu a jogada individual nas proximidades da área e perdeu a bola, quando tinha Marinho livre dentro da área. Eram três jogadores do Ipatinga contra os dois zagueiros.
O Cruzeiro só respondeu aos seis, em seu primeiro contra-ataque na partida. Weldon arrancou pela direita, cruzou e Reinaldo finalizou à esquerda do gol de Fred.
Adeílson se redimiu diante dos torcedores aos nove, quando marcou o segundo gol do Ipatinga. Num primeiro lance, ele bateu da entrada da área e Fábio bateu-roupa. O atacante ganhou a sobra dos defensores, chutou com violência e colocou 2 a 0 no placar.
O terceiro gol ipatinguense quase saiu aos 13. Desta vez, foi a vez de Fábio se redimir. O goleiro defendeu cabeceio à queima-roupa de Thiago Vieira, depois de falta cobrada na ponta esquerda.
Em apuros, Adílson Batista teve que recorrer ao desprestigiado Jajá. Ele ganhou o lugar de Weldon no ataque cruzeirense.
O futebol cruzeirense continuou frio, previsível, até que o gol saiu em cobrança de falta. Aos 24 minutos, Wagner rolou a bola e Charles acertou um chute indefensável no ângulo esquerdo: 2 a 1.
O gol celeste inflamou a torcida e o time do Cruzeiro, que foi para cima atrás do empate. A tarefa ficou facilitada aos 29 minutos, com a expulsão de Márcio Gabriel por acúmulo de amarelos.
Ricardo Drubscky, que já havia trocado Thiago Vieira por Henrique, e Marinho por Luciano Mandí, não pôde recompor a defesa a partir da expulsão do lateral. Adílson Batista então abriu mão do volante Charles e mandou a campo o meia Bruno.
O Ipatinga foi guerreiro nos minutos finais e barrou a reação cruzeirense. Aos 40, num contra-ataque, Adeílson arrancou, foi derrubado por Thiago Heleno e forçou a expulsão do zagueiro.
O gol de empate saiu só aos 44 minutos, com Jadílson. O lateral se aproveitou do corte da zaga, em cobrança de escanteio

COMPATILHAR: