O Cruzeiro deu um passo importante rumo à decisão da Copa Libertadores da América. Nesta quarta-feira, o time celeste conseguiu uma boa vitória diante do Grêmio, por 3 a 1, no Mineirão, pelas semifinais do torneio continental. Os gols foram marcados por Wellington Paulista, Wagner e Fabinho. Souza, cobrando falta, descontou. O tricolor deu muito trabalho, mas acabou pagando caro pelas várias chances desperdiçadas, especialmente no primeiro tempo.
Para se garantir na final, o Cruzeiro pode até perder o jogo de volta, no próximo dia 2 de julho, em Porto Alegre, por um gol de diferença. Derrota por dois gols de diferença, desde que o time de Adílson Batista marque pelo menos dois tentos, também assegura a classificação. Vitória gremista por 3 a 1 leva a decisão para os pênaltis.
O jogo
Os primeiros minutos foram do Cruzeiro. Mostrando disposição e variação de jogadas, o time de Adílson Batista começou a partida atacando o Grêmio pelos lados do campo, especialmente como Jonathan e Marquinhos Paraná, que atuava improvisado na esquerda. Aos quatro minutos, Kléber fez ótimo passe para Paraná, que invadiu pela esquerda e cruzou rasteiro. A zaga do Grêmio conseguiu tirar.
Apesar do bom início celeste, o Grêmio quase abriu o placar aos cinco minutos. O sempre perigoso Maxi López fez ótima jogada pela direita e cruzou para Alex Mineiro. O centroavante, em posição duvidosa, conseguiu o mais difícil: furar a bola. O lance levou ao desespero o atacante argentino.
Aos oito, troco do Cruzeiro. Marquinhos Paraná avançou pela esquerda e tocou para Wellington Paulista. O atacante segurou bem a bola e esperou a chegada de Jonathan, que pegou fraco na bola. Marcelo Grohe defendeu com facilidade.
Mesmo atuando fora da posição, Marquinhos Paraná continuava sendo a principal opção ofensiva do Cruzeiro. Aos 13 minutos, o jogador carregou pela esquerda e arriscou de fora da área. A bola, no entanto, subiu muito. No minuto seguinte, Alex Mineiro perdeu nova oportunidade. Após cruzamento da direita, o camisa 9 subiu sozinho, mas cabeceou fraco, nas mãos de Fábio.
O Grêmio não se cansava de perdes oportunidades. Aos 21, a mais incrível delas. Thiago Heleno perdeu a bola para Maxi López, que invadiu a área e, sozinho, chutou no pé da trave direita de Fábio. Aos 34, Fábio Santos cruzou pela esquerda, Maxi López se antecipou à zaga cruzeirense e bateu forte. A bola passou por cima do gol. O time gaúcho acabaria castigado pelas chances perdidas poucos minutos depois.
Aos 37, Kléber avançou pela direita e cruzou na medida para Wellington Paulista. O atacante fuzilou de cabeça, sem chances para Marcelo Grohe. Explosão no Mineirão.
Mesmo com o baque pelo gol sofrido, o time de Paulo Autuori continuou dando trabalho. Aos 41, o meia Souza acertou uma bomba da intermediária, exigindo grande defesa do goleiro cruzeirense. Foi a última boa jogada do primeiro tempo.
Segundo tempo
A etapa final não poderia começar melhor para o torcedor cruzeirense. Logo no primeiro minuto, Wagner acertou um belo chute da entrada da área. A bola desviou na zaga do Grêmio e tirou qualquer chance de defesa para Marcelo Grohe: 2 a 0 Cruzeiro.
Mesmo com a ótima vantagem no placar, o time de Adílson Batista continuou em cima do adversário, principalmente explorando a velocidade do Gladiador Kléber. Aos sete minutos, no entanto, o Grêmio voltou a assustar. O zagueiro Réver deu uma de atacante, avançou pela esquerda e cruzou para Souza, que chutou pela linha de fundo.
O Cruzeiro deu o troco aos 11. Fabinho fez boa jogada pela esquerda e encontrou Jonathan do outro lado do campo. O lateral cortou um zagueiro do Grêmio e bateu colocado, mas sem direção.
Aos 21, o Mineirão voltou a explodir em azul e branco. Marquinhos Paraná cruzou pela esquerda e Fabinho, que só entrou em campo porque Gérson Magrão se contundiu às vésperas do jogo, completou bem de cabeça.
O Grêmio continuou tentando diminuir a enorme desvantagem, que praticamente definia a classificação à favor do Cruzeiro, e foi premiado aos 33 minutos. Souza acertou uma linda cobrança de falta, deixando Fábio sem ação. Após o gol, os dois times se conformaram com o resultado, deixando a decisão para o estádio Olímpico.

COMPATILHAR: