O curso de biblioteconomia do Centro Universitário de Formiga passou pelo processo de renovação de reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC) e conquistou o conceito 4, em uma escala de 0 a 5, reafirmando, assim, a já reconhecida qualidade de ensino do curso.
A visita da comissão avaliadora ocorreu em agosto, composta por dois professores. A avaliação teve como base o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), reuniões com a coordenação do curso, docentes, bibliotecárias, Núcleo Docente Estruturante (NDE), Comissão Própria de Avaliação (CPA) e alunos.
Na ocasião, foram apresentados, à Comissão, o Laboratório de Biblioteconomia, o LCPD (Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos), o CDARQ (Centro de Documentação Arquivística) e os Laboratórios de Informática, que são utilizados pelos alunos do curso. Todos bem equipados, organizados, amplos e com responsáveis técnicos.
Durante o processo de renovação do curso, foi constatado pelos avaliadores, in loco, o funcionamento de cada dimensão avaliada, levando em consideração a coerência dos documentos encaminhados ao MEC com a realidade da Instituição. Cada dimensão foi avaliada por meio dos seus indicadores e recebeu a nota 4 (de 1 a 5).
Segundo a coordenadora do curso de biblioteconomia, Margarita Rodrigues Torres, o MEC avaliou pontos como a infraestrutura física do curso, titulação dos professores, conteúdo das disciplinas ministradas e a forma como as aulas práticas e teóricas são aplicadas. Com o resultado dessa avaliação do MEC, fica comprovado que o Centro Universitário de Formiga é organizado e adequado às políticas de ensino e de gestão, pesquisa, extensão e responsabilidade social, além de ser uma excelente instituição de ensino superior.
Os pontos elogiados pelos avaliadores do MEC foram: a infraestrutura da instituição, a preocupação com a inclusão social, a aproximação com a comunidade, as condições de trabalho e reconhecimento de seus profissionais, a biblioteca atualizada e o atendimento psicopedagógico à disposição do corpo discente.
O compromisso da assessoria educacional, dos alunos e professores nesse processo avaliativo foi fundamental para garantir o conceito 4 pelo MEC. ?Isso mostra que todos estão comprometidos com a missão institucional de contribuir com o desenvolvimento regional, fomentando a pesquisa e o desenvolvimento, interrelacionando-se com a comunidade, promovendo o crescimento e a melhoria da qualidade de vida?, ressaltou a coordenadora do curso.

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