Na manhã de segunda-feira (30), alguns pacientes com consulta marcada em Belo Horizonte, fizeram um Boletim de Ocorrência, no posto da Polícia Militar, no Terminal Rodoviário, após serem informados que não seriam transportados pela Secretaria de Saúde, devido a defeitos no veículo que faz o transporte de pacientes.
De acordo com Emerson Silva, marido da paciente Álida Oliveira, sua mulher fez uma operação no maxilar e deveria fazer uma consulta com o médico às 13h, na capital mineira. ?Estávamos esperando na Rodoviária. Marcaram para a van sair às 9h. Tivemos a informação da Secretaria de Saúde que a van que deveria levar os pacientes quebrou. Eles [funcionários da Secretaria] chegaram lá com um carro de passeio e levaram apenas quatro pacientes. Outros cinco, inclusive a minha mulher, ficaram para trás?.
Ainda de acordo com relatos de Emerson Silva, na mesma hora, os pacientes fizeram um BO, no próprio posto de Polícia Militar. ?Isso sem falar que haviam mais pacientes esperando pela van, no posto Ouro Negro. O motorista leu o nome das quatro pessoas que iriam para Belo Horizonte, e levou elas?, explicou.
Na Prefeitura
Sobre os problemas relacionados ao transporte de pacientes, foi enviada a seguinte nota ao jornal: Para garantir a segurança dos pacientes e do motorista, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu suspender o uso da van na segunda-feira (30). O veículo apresentou problemas nas pastilhas de freio e já foi encaminhado para manutenção. Devido à importância dessa van, esse conserto é prioritário e será feito o mais rápido possível. Como havia pacientes que não tinham como deixar de viajar para tratamento, a Secretaria de Saúde requisitou um carro que seria usado em uma viagem administrativa. Como só quatro pessoas poderiam ser transportadas, a secretaria fez triagem os pacientes com doenças mais graves e tratamentos inadiáveis. Os demais pacientes serão transportados tão logo a van esteja consertada?.
Na nota, a secretaria não explicou o que foi feito ou programado para se atender as dezenas de pacientes que, todos os dias, necessitam do transporte para a realização de consultas em Belo Horizonte e outras cidades, em especial para aqueles que, mesmo com cirurgias ou procedimentos urgentes já programados, não embarcaram na tal van no dia de ontem.
Outro incidente
No dia 18 e setembro, uma van da Secretaria de Saúde ?quebrou? na rua Zurick, esquina com a avenida Amazonas, em Belo Horizonte. O veículo com os dizeres ?Tratamento fora do domicílio? atrapalhou o trânsito, causando um intenso buzinaço e muitas reclamações. O retorno dos pacientes exigiu que 4 veículos Gol, saíssem de Formiga com destino a BH. Para trazer de volts os pacientes que lá estavam.

COMPATILHAR: