A Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop) considerou as vendas do Natal o pior resultado dos últimos cinco anos. O crescimento das vendas foi de 5%, de acordo com a Alshop. Dados da Serasa Experian também apontam desempenho fraco do comércio na semana da data (18 a 24 de dezembro), na comparação com igual período do ano anterior.
As consultas ao serviço de proteção ao crédito para o Natal cresceram 2,7% em todo o país, pior resultado desde 2003, quando o levantamento começou a ser realizado.
Segundo os economistas da empresa, o encarecimento do crédito, com as sucessivas altas nas taxas de juros, foi o motivo para o desempenho, além do elevado nível de endividamento e a diminuição da confiança dos consumidores.
Já de acordo com a Alshop, se não fosse a abertura de 16 mil lojas em 38 shoppings inaugurados pelo país, o crescimento das vendas na data seria zero. O mesmo aconteceu com o resultado anual, que cresceu 2,5%, já descontada inflação, por conta dos novos pontos de venda.

COMPATILHAR: