A TV Globo promove, nesta quinta (29), após a novela Pantanal, o último debate entre candidatos à Presidência da República. Mediado pelo jornalista William Bonner, este será o último encontro que colocará os presidenciáveis em confronto direto, antes do primeiro turno das eleições 2022.

Participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB).

Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.

Além da transmissão pela TV Globo, o programa O Jornal das Dez, da GloboNews, terá uma edição especial a partir das 20h30 com todas as informações sobre o debate dos presidenciáveis.

Que horas começa o debate na Globo?

O debate na TV Globo começará após a novela Pantanal, às 22h30.  Segundo a programação da emissora, o debate poderá durar até às 1h40 da sexta-feira (30).

Quem confirmou presença?

Confirmaram presença no debate da TV Globo: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por ordem alfabética do primeiro nome. Da esquerda para a direita.

Regras do debate

  • O debate com os presidenciáveis terá quatro blocos:
  • O primeiro e o terceiro com temas livres;
  • O segundo e o quarto com temas determinados.
  •  Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.

Quem fará as perguntas do debate?

As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. O candidato escolhe para quem direciona sua pergunta, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco. No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, com o mediador sorteando em uma urna, antes das perguntas, o tema que deverá ser aborda

Quanto tempo as perguntas e as respostas devem durar?

Os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica, enquanto o candidato que responde terá três minutos, que poderá dividir como quiser, entre a resposta e a tréplica.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: