Por Priscila Rocha –  Últimas Notícias

Após o frio intenso, os formiguenses agora vão enfrentar uma “onda de secura”. A Defesa Civil do município emitiu um alerta para a baixa umidade do ar para os próximos dias.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Vera Moreira, os níveis devem ficar abaixo dos 30%. Para se ter ideia da “secura”, o índice ideal para a saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é acima dos 60%.

Segundo Vera, os baixos índices de umidade do ar favorecem a piora na qualidade do ar, intensificação de doenças respiratórias e maior ocorrência de incêndio em áreas secas que geram fuligens que dificultam a visibilidade nas estradas.

Segurança

Neste cenário, a população não deve descuidar da saúde, se principalmente crianças e idosos. Pele ressecada e doenças respiratórias são os principais desconfortos causados. Especialistas recomendam evitar o sol no período da tarde. A partir do meio-dia já é possível sentir com maior intensidade as consequências da baixa umidade.

Quem tem problema respiratório e os atletas amadores precisam evitar exercícios físicos, principalmente ao ar livre, e usar roupas mais leves, além de passar creme hidratante e protetor solar.

É recomendável, também, evitar a ingestão de diuréticos, como café e álcool. Água, sucos naturais e frutas são essenciais para manter o bom funcionamento do organismo nesta época de secura.

Previsão

De acordo com o Instituto Climatempo, a grande massa de ar frio de origem polar está se afastando do país e os próximos dias serão marcados por predomínio de sol forte.

Em Formiga, os dias serão de alta amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima registrada em um dia) que irá variar até 18°C. “Registros de grande amplitude térmica são característicos do inverno na região Sudeste e Centro-Oeste do país”, informou Vera.

O amanhecer continuará gelado com predomínio de névoa seca e as temperaturas sobem gradativamente durante o dia. Os termômetros variam entre 8°C e 29°C.

COMPATILHAR: