A Defesa Civil em Formiga divulgou um alerta à população sobre a onda de calor que passa pela cidade. De acordo com o órgão, nesse período quente, existem cuidados importantes que as pessoas devem tomar, principalmente com idosos, crianças e animais.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Vera Lúcia Moreira, o serviço de meteorologia já informou que há previsão de onda de calor atingindo a sensação térmica de 55° C no Brasil. “Nosso corpo esforça-se por manter uma temperatura corporal de 37°C ao longo do tempo. Durante os períodos de calor intenso, a principal forma da perda do calor, de resfriamento no corpo, é o aumento da produção  do suor, que depois se evapora. Então, é preciso tomar alguns cuidados”.

Orientações da Defesa Civil:

1) Tomar pelo menos dois litros de água por dia, bastante suco natural que não necessite de açúcar e consumir frutas suculentas.

2) Comer alimentos leves. Os alimentos quentes e de alta quantidade de açúcar  aumentam o metabolismo e a temperatura do corpo, o que é o oposto do que você precisa para se manter saudável nesta onda de calor. Não esquecer de usar filtro solar.

3) Não deixar crianças e animais em carros estacionados. A temperatura dentro de veículos é sempre o dobro do que está do lado de fora.

4) Não praticar exercício físico a céu aberto depois das 10h. Caminhadas somente após o sol se pôr, de preferência. Lembrando que devido ao horário de verão, o sol das 17h é,na verdade, é das 16h.

5) Promover correntes de ar e evitar a entrada do sol; abra e feche portas conforme o horário, e use as cortinas. Dependendo do local onde bate o sol, o local permanece quente durante todo o dia.

6) Animais de estimação precisam de banho ou então de uma toalha úmida no chão para se refrescarem. Deixar água fresca sempre disponível.

7) Com relação à proliferação do mosquito da dengue, o calor excessivo contribui para o aumento do vetor. É preciso evitar o armazenamento de água parada em recipientes e vasilhames de plásticos. O que a população joga ao chão ao invés de depositar em latas de lixo, como copos descartáveis e garrafas, sempre irão virar um local para que o mosquito deixe suas larvas e se prolifere.

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: