O delegado de Polícia, Danilo César Basílio de Souza, lotado na 4ª Delegacia Regional de Formiga, participou de intercâmbio internacional na França com unidades de elite da Europa.

Entre os dias 10 e 14 de outubro, o delegado esteve em Lyon, num workshop promovido pela RAID (Recherche, Assistance, Intervention, Dissuasion), unidade de elite da Polícia Nacional Francesa, para troca de conhecimentos no âmbito operacional.

Participaram do evento, também, operadores do 1º RPIMA (Forças Especiais do Exército Francês), CPA10 (Forças Especiais da Aeronáutica Francesa), GIS (Força de Intervenção Tática da Itália) e GIPG (Forças Especiais Policiais da Suíça). Foram realizados treinamentos operacionais em diversos cenários, a exemplo de intervenção em ônibus dominado por sequestrador, combate urbano, atirador ativo em escola, dentre outros.

Foto: divulgação

Já entre os dias 17 e 20, o treinamento foi realizado em Toulose, juntamente com a GIGN (Groupe d’Intervention de La Gendarmerie Nationale), unidade de elite Gerndarmerie Nationale, com estruturara militarizada.

O delegado ressaltou a importância do treinamento: “Foi uma experiência única, estar entre forças especiais europeias, aprendendo técnicas operacionais e conhecendo equipamentos de ponta, cujo aprendizado agregará sobremaneira o desempenho das atividades operacionais no âmbito em que atuamos, com disseminação do conteúdo, de forma a multiplicar o conhecimento”.

O evento foi realizado pelos brasileiros Joab Costa e Umberto Sampaio, ambos instrutores internacionais, que organizaram o workshop em conjunto com as unidades francesas.

Joab Costa, um dos organizadores, é formiguense e atualmente reside na França, veterano da Legião Estrangeira, foi membro dos Comandos da Legião e participou de várias missões no mundo tudo. Em razão de sua vasta experiência e conhecimento, foi ponte para realização do intercâmbio internacional com os policiais brasileiras e a elite da polícia europeia.

Além de Danilo, participaram outros quatro brasileiros: Douglas Pithon (Coordenador de Operações do COE – PCBA), Irlan Calaça (Comandante da Força Tática – PMSE), Itamar Galvão (atirador de precisão do BOPE – PMPE), Jonatas Alves (Chefe de Instrução da CORE – PCPE).

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação

COMPATILHAR: