O Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Formiga realizou em uma semana 3.924 visitas a residências, em uma ação de combate à dengue em Formiga.

Do dia 6 a 12 deste mês, os agentes percorreram casas, conferindo se havia possíveis criadouros do Aedes aegypti.

A pasta informou que, do total de visitas feitas, 632 residências se encontravam fechadas e, na mesma semana, dois casos suspeitos de dengue foram notificados no município.

O Setor de Endemias vem trabalhando firme no combate ao mosquito. Durante as visitas, foi realizado um mutirão de limpeza no bairro Nossa Senhora de Lourdes; a aplicação de inseticida na área dos casos notificados e cobrimento das caixas d’água destampadas. Também promoveu uma reunião por área com os agentes, com o objetivo de otimizar o trabalho de campo e evitar epidemia no município.

Dados epidemiológicos

 Em 2018, Formiga teve 209 casos notificados prováveis por dengue. Desses, 41 com resultados negativos, 28 positivos e 7 indeterminados. Os 133 casos restantes optaram por não fazer o exame. Foi registrada ainda uma notificação para zika vírus e uma para chikungunya, mas os exames resultaram negativos. Em 2019, até o momento, foram 3 casos suspeitos de dengue.

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: