Da Redação

A Penitenciária Regional de Formiga está entre as unidades prisionais do estado que produzirão máscaras descartáveis que serão destinadas a hospitais, prefeituras, forças de segurança e população em geral. Corte, montagem, costura e esterilização dos artigos seguem os parâmetros da Vigilância Sanitária.

Para a confecção dos itens de proteção individual contra o coronavírus, o Governo de Minas Gerais adquiriu 165 mil metros de tecido TNT. Os materiais estão sendo distribuídos em 20 presídios e penitenciárias das diversas regiões. Ao todo, cerca de 200 detentos deverão produzir um total de 2 milhões de máscaras com o tecido adquirido.

A produção já vem acontecendo desde a última semana. No entanto, até então, os insumos eram fruto de doações de parceiros, como empresários e prefeituras locais. Com a aquisição do Estado, há um reforço nos resultados, com meta de entrega de 22 mil itens por dia.

Para os detentos envolvidos na atividade, além da participação nesta corrente de solidariedade, há a vantagem de obterem remição da pena pelos serviços prestados. A cada três dias trabalhados, um é subtraído da condenação.

A atitude visa possibilitar a diminuição da curva de contágio da doença em relação ao tempo, proporcionando material de combate ao alastramento da pandemia. Vale destacar que todo o trabalho está sendo desenvolvido com as medidas de segurança recomendadas.

Na quarta-feira passada (4), o Presídio de Caxambu, no Sul de Minas, doou mil desses equipamentos de proteção à Secretaria Municipal de Saúde, enquanto o Complexo Penitenciário de Ponte Nova, na Zona da Mata, entregou 2.000 máscaras ao Hospital Arnaldo Gavazza, no mesmo município.

Confira a lista das unidades prisionais que vão produzir a manufatura:

Complexo Penitenciário Nelson Hungria – Contagem
Penitenciária José Edson Cavalieri – Juiz de Fora
Presídio Feminino de Eugenópolis – Eugenópolis
Presídio Inspetor José Martinho Drumond – Ribeirão da Neves
Penitenciária Professor Jason Albergaria – São Joaquim de Bicas
Presídio de Lagoa Santa 
Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo – Carmo do Paranaíba
Presídio Alvorada de Montes Claros – Montes Claros
Penitenciária de Francisco Sá – Francisco Sá
Penitenciária Francisco Floriano de Paula – Governador Valadares
Penitenciária de Formiga – Formiga
Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho – Ipaba
Presídio de Timóteo – Timóteo
Penitenciária de Teófilo Otoni – Teófilo Otoni
Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira – Uberaba
Presídio Professor Jacy de Assis – Uberlândia
Presídio de São Sebastião do Paraíso – São Sebastião do Paraíso
Presídio de Itajubá – Itajubá
Complexo Penitenciário de Ponte Nova – Ponte Nova
Presídio de Caxambu – Caxambu

Com informações da Sejusp MG

COMPARTILHAR: