Cerca de 20 idosos, que fazem tratamento na área de geriatria e reumatologia da Clínica Escola de Saúde do Unifor (Clifor), e cinco acadêmicas participaram do projeto de extensão ?Dia da Melhor Idade?. O projeto faz parte do estágio supervisionado pelo professor André Carvalho Costa, junto aos alunos do 9º período de fisioterapia.
A atividade consiste em uma forma diferenciada de tratamento. Ela é realizada no último dia de contato dos pacientes com os estagiários que irão mudar de área. Inicialmente, os estagiários ministram uma palestra sobre algum tema relevante para a terceira idade, que nessa última edição foi ?Os cuidados básicos na terceira idade?.
Em seguida, os estagiários aferem a pressão arterial de todos os participantes. Após isso, são realizados exercícios de aquecimento, atividades físicas específicas (exercícios de coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força etc), atividades recreativas e relaxamento. Por último, é oferecido aos participantes um lanche de confraternização.
Dia da Melhor Idade
A atividade de extensão é desenvolvida nas dependências do Unifor desde 2009, sempre com os alunos que estão no último período do curso de fisioterapia. Ela ocorre mensalmente, ao longo do semestre, e tem como objetivo principal estimular a saúde biopsicossocial dos pacientes idosos e, consequentemente, tentar promover uma melhor percepção da sua qualidade de vida.
De acordo com o professor André Carvalho Costa, a importância da atividade se resume na união de uma atividade física saudável e o lazer para promoção de uma melhor qualidade de vida na terceira idade. Além disso, estimula uma forma diferenciada de interação entre os acadêmicos e os pacientes e entre os próprios participantes, permitindo que ocorra um estreitamento das relações interpessoais e uma troca de conhecimentos e afetividades.
Ainda segundo o professor, envelhecer com qualidade é um privilégio que envolve mudanças em vários setores da sociedade e, de modo abrangente, em concepções generalizadas sobre saúde, educação, justiça e direitos sociais. Neste contexto, as áreas biomédicas, incluindo a fisioterapia, são desafiadas constantemente a proporcionar ao idoso um envelhecimento saudável.
Com esse propósito o projeto busca desenvolver atividades físicas e intelectuais adaptadas às reais necessidades do idoso, favorecendo, dessa forma, a melhoria da autoestima, da confiança em suas potencialidades e da sua condição física, fatores fundamentais para uma otimização da qualidade de vida.
A paciente Maria de Oliveira Nunes, de 60 anos, destaca a importância do tratamento na Clifor para a vida dela. ?Eu sou goiana, mas moro há 30 anos em Formiga. O problema que eu tenho é lombalgia e já fiz tratamento em Goiania, em Belo Horizonte e nada melhorava. Voltei para Formiga, fiz vários tratamentos particulares, já tinha perdido a esperança. Achava que não ia andar mais. Até que me indicaram a clínica do Unifor. Agradeço ao André, porque, desde a primeira vez em que fui na clínica, ele foi muito esforçado, atencioso e responsável. Depois de uma avaliação foi indicado o tratamento e, na primeira semana, já me senti bem melhor, e me sinto melhor a cada dia, apesar de não ter cura. Mas eu acho maravilhoso o tratamento?, comentou.

COMPATILHAR: