A comemoração do Dia do Soldado no TG 04-030 começou com a composição do palanque pelas autoridades presentes, entre elas o diretor do Tiro de Guerra de Formiga, o prefeito Aluísio Veloso/PT; o coronel Gilberto Freitas; o comandante da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar de Formiga, major Wilton; o chefe do Corpo de Bombeiros, sargento Júnior, outros representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Executivo e do Legislativo e diretores de escolas estaduais, entre outros convidados.
Em seguida, a tropa foi apresentada pelo primeiro sargento Alessandro Marcos de Pádua ao subtenente Nilson Alcântara, chefe de instrução do TG. Autoridades, convidados e atiradores acompanharam o hasteamento da bandeira do Brasil e a execução do Hino Nacional, pela diretora da escola Estadual Professor Tonico Leite (GOT), Lusmarina Alves de Almeida Elias.
Dando continuidade ao evento, os atiradores entoaram a Canção do Exército. Depois, o atirador Hítalo fez a leitura de uma mensagem alusiva à data. O cerimonial foi presidido pelo atirador Carrilho, que chamou à frente o sargento Alessandro Marcos de Pádua para receber uma homenagem.
O sargento Pádua foi condecorado com a Medalha do Serviço Amazônico, que foi entregue pelo subtenente Nilson Alcântara. Essa medalha é concedida para premiar os militares do Exército que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, hajam prestado relevantes serviços em organizações militares na Amazônia.
Na sequência, foram feitos alguns pronunciamentos pelo subtenente Alcântara, pelo coronel Gilberto Freitas, que fez uma homenagem ao prefeito Aluísio Veloso, recordando que ele foi o atirador número 10 da turma de 1971 e dando o exemplo dele aos atiradores, de como dali pode sair um prefeito, vereador, comandante da PM, coronel ou atuante em qualquer outro cargo de destaque, pois o Exército serve como uma verdadeira escola da vida.
O prefeito Aluísio Veloso agradeceu a homenagem e deixou uma mensagem aos atiradores, para aproveitarem a passagem pelo Tiro de Guerra e aprenderem lições para o resto da vida.
A solenidade foi encerrada com uma partida de futebol entre o time do TG 04-030 contra os alunos do GOT. Como prêmio, o campeão levou um troféu que leva o nome do prefeito Aluísio Veloso, além de medalhas para ambas as equipes.

COMPATILHAR: