Um estudo relata que a visão das cores fica alterada com o envelhecimento, principalmente a partir dos 70 anos. Os maiores problemas detectados foi entre a discriminação das cores azul e amarela.
Os pesquisadores realizaram testes de visão de cores em uma amostra aleatória de 865 idosos, numa faixa etária que abrangia pessoas de 58 a 102 anos, excluindo a análise em pacientes com qualquer tipo de problema congênito para discriminar cores, como o daltonismo, por exemplo.
O resultado apresentou anormalidade em 40% das pessoas analisadas e 20% não conseguiram realizar os testes.
Defeitos mais graves podem afetar o dia a dia ?Os resultados deste estudo confirmam estudos anteriores que mostram que a discriminação de cores se deteriora de forma mensurável com o envelhecimento. A falta de discriminação de cores sutis é uma anormalidade relacionada com o envelhecimento que geralmente passa despercebida?, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
O aumento das taxas de doenças oculares é um outro fator contribuinte. Médicos afirmam que as doenças mais comuns relacionadas ao envelhecimento ocular – glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, catarata e retinopatia diabética – produzem anomalias na discriminação das cores azul e amarelo.
Os especialistas alertam sobre a necessidade do acompanhamento médico da visão com o envelhecimento, já que alguns problemas têm como ser evitadas ou controladas sem afetar o dia a dia das pessoas com o decorrer da idade.

COMPATILHAR: