A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, intermedia, junto ao Governo Federal, a concessão de um documento que possibilita meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Também garante vagas gratuitas ou desconto em passagens de transporte coletivo interestadual.

A Identidade Jovem, mais conhecida como ID Jovem, é um benefício do Cadastro Único, do Governo Federal, destinado a quem tem entre 15 e 29 anos, independente de ser estudante ou não; que pertença a uma família com renda mensal de até dois salários mínimos; que saiba o NIS (Número de Identificação Social) e esteja há pelo menos dois anos com cadastro atualizado no Cadastro Único.

         Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Humano, no caso do benefício com o transporte, são reservadas duas vagas gratuitas, por viagem, em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens. A pasta ressalta que o transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro da cidade.

         O atendimento para se cadastrar ou atualizar o Cadastro Único é realizado de segunda a quinta-feira, de 7h30 às 16 horas, no Cras I, localizado na rua José Francino, 465, no Rosário; no Cras II, que fica na Rua Agostinho Teles de Castro, 320, no Nossa Senhora de Lourdes; no Cras III, na Rua Alexandre José de Oliveira, 102, no Souza e Silva, e no Cras  IV, na rua Dico Lavino, no Novo Horizonte.

         Os documentos necessários (para todos os moradores da mesma casa) para o cadastro são: carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, holerite, conta de energia elétrica, comprovante de seguro-desemprego, título de eleitor, relatório detalhado de benefício do INSS (em caso de aposentados, pensionistas, auxílio-doença, maternidade e outros), certidão de nascimento, certidão de casamento, declaração escolar (para estudantes de 6 a 17 anos) e certidão de óbito (quando for o caso de falecidos cadastrados). Para mais esclarecimentos no telefone 3329-1819.

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: