Várias foram as polêmicas nestes oitos meses de mandato envolvendo os vereadores Reginaldo Henrique dos Santos/PCdoB e Mauro César/PMDB. Esta semana, eles viveram um novo embate durante a reunião da Câmara.
Devido às declarações polêmicas de Dr. Reginaldo em coletiva com a imprensa e em programa de rádio, o vereador Mauro César/PMDB fez algumas indagações ao presidente da Câmara. Uma delas foi sobre o questionamento feito por Dr. Reginaldo quanto ao caráter de Mauro César. O peemedebista perguntou o que o presidente quis dizer com isso e enfatizou sobre os recursos que angariou para o município, além de apresentar algumas verbas que a bancada do PMDB conseguiu para a cidade.
Dr. Reginaldo reafirmou que conhecia o caráter dele e muita gente também conhecia. Os dois debateram por alguns minutos e, ao final, algumas acusações contra Mauro César foram feitas. ?O seu caráter é do tipo de gente que fez proposta para um dos parlamentares aqui dentro, que ele votasse com vossa senhoria que para poder usar os carros da Câmara, que quando o senhor fosse viajar ele podia viajar com o senhor para ganhar diária. O vereador Mazinho, quando nós estávamos articulando para a presidência da Câmara, me colocou isso, então o caráter isso para mim já é suficientemente grave. Se fosse feito depois que o senhor tivesse tomado posse, já seria decoro parlamentar. Quem faz uma proposta nesse nível que caráter tem??, disparou o presidente.
O vereador José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM) confirmou a denúncia: ?A pressão foi muito grande para pegar essa mesa diretora. Eu recebi várias propostas, inclusive essa de compra de mais carros e viagens absurdas de diárias. Isso aí eu provo a hora que for preciso. E tem mais, eu não vou falar, mas tem mais?, garantiu.
Mauro César se defendeu das acusações e se disse surpreso com a atitude do vereador Mazinho, do qual declarou ser amigos antes de serem vereadores. ?Não imaginava jamais que vossa excelência falaria uma coisa dessas. Até porque, vereador Mazinho, eu nunca precisei de diária para complementa renda não […]. Eu nunca precisei fazer jogo sujo e muito pelo contrário, não sou eu que estava disputando presidência de Câmara e nem colocando meu nome em disputa de Câmara […] Gostaria que o senhor analisasse as coisas que fala?.
Mauro Cesar até que tentou se defender mais, porém, teve a fala interrompida pelo presidente da Câmara e o mal estar continuou até o final da reunião.
Bandidos e bandoleiros
O vereador Mauro César também questionou a declaração de Dr. Reginaldo ao chamar os vereadores de ?bandidos e bandoleiros? e ao falar ?que não são farinha do mesmo saco? durante a coletiva com a imprensa. Ao interpelar o presidente sobre essas afirmações, Dr. Reginaldo ressaltou que estava se referindo ao Senado Federal, que foi transformado em uma guerra de ?bandidos e bandoleiros?. ?Falei que aqui na Câmara não vejo isso, que aqui não vai haver ?bandidos e bandoleiros?. Espero que a Câmara não chegue nesse nível?, justificou.
Mauro César retrucou falando que ?nós não estamos no Senado, estamos na Câmara de Formiga. O PMDB aqui não está se transformando em ?bandidos e bandoleiros??.

Pedido de desculpas
O vereador Moacir Ribeiro fez uso da Tribuna como líder do PMDB para pedir que o presidente se retratasse de tê-los chamado de ?bandidos e bandoleiros?. Segundo Moacir, ele, além da mãe e da esposa dele, bem como a vereadora Meirinha, ficaram doentes após saberem dessa declaração de Dr. Reginaldo.
Moacir Ribeiro garantiu que, enquanto Dr. Reginaldo for o presidente da Câmara, não usaria mais os veículos oficiais e questionou que ?o dia que diária for roubo então todo mundo lá na Câmara roubou.?
Segundo o vereador, ele nunca viu em 30 anos de mandato um presidente da Câmara fazer uma declaração dessas em coletiva. ?Pelo dicionário, bandoleiro significa ?saqueador? e eu nunca saqueei nada em Formiga?, desabafou Moacir praticamente segurando o choro. ?O senhor me machucou muito, eu estou destruído psicologicamente com essas palavras de ?bandidos e bandoleiros??, disse Moacir pedindo encarecidamente que, para aliviar a dor dele, Dr. Reginaldo pedisse desculpas, a fim também de voltar harmonia e a paz na Câmara.
Entretanto, o presidente ignorou a sugestão, desconversou, mudou o enfoque da conversa e não pediu desculpas.
Alerta aos vereadores
A iniciativa de se transmitir as reuniões pelo rádio foi excelente, já que muitas pessoas não têm como irem à Câmara nas tardes de segunda-feira. Entretanto, os vereadores precisam se atentar para algumas coisas. Esta semana, muita gente reclamou que estavam todos os vereadores falando ao mesmo tempo, praticamente aos gritos, e que acabaram não entendendo nada. Fica aí o alerta para que os legisladores esperem a hora certa de falar para que a comunidade possa ouvir e de fato a transmissão das reuniões cumpra seu objetivo que é o de deixar a população informada do que se passa no Legislativo formiguense.

COMPATILHAR: