A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) divulgará, nesta quarta-feira (9), às 8h30, o Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) 2009/2010, no auditório da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), na rua Manaus, 467, andar térreo, bairro São Lucas, Belo Horizonte.
A apresentação será realizada pelo coordenador estadual de Defesa Civil de Minas Gerais e chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Eduardo Mendes de Sousa, e pelo secretário-executivo da Cedec, tenente-coronel Alexandre Lucas Alves, com a participação do meteorologista do MGTempo/Cemig/PUC Minas, professor Ruibran Januário dos Reis; da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), além da realização de um curso de convênios para a liberação de recurso do Governo Federal e Governo Estadual.
Entre os meses de outubro e abril, é registrado historicamente, em todo o Estado, o maior número de ocorrências de desastres provocados por chuvas intensas, especialmente nas regiões montanhosas, nos pontos cortados por rios que apresentam risco de transbordamento e nos locais densamente povoados com ocupação irregular do solo. Tal fato gera uma preocupação preventiva, que leva todo corpo do Sistema Estadual de Defesa Civil a preparar-se para o período. Atualmente, dos 853 municípios, apenas 635 possuem Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).
A Cedec constitui-se no conjunto de ações de prevenção, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar e minimizar desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social. O principal objetivo é a redução de desastres e a minimização dos efeitos causados pelos mesmos. O PEP visa delinear as ações de preparação e resposta do Governo do Estado, em casos de problemas decorrentes das chuvas. A ideia é garantir a união dos esforços dos variados órgãos estaduais para minimizar os possíveis danos.

COMPATILHAR: