O Radar Transhorizonte destruído pela Ucrânia

 

O que sabemos sobre o radar transhorizonte destruído pela Ucrânia? A instalação visada em 17 de abril, é o centro de recepção e computação de radar localizado em Kovylkino, Mordovia, na Rússia.

Reporta-se ao 590º Centro de Engenharia de Rádio do Exército daquele país. Este tipo de radar 29B6 “Container” deve ser capaz de detectar mísseis de cruzeiro ou a decolagem e aproximação de aeronaves inimigas, a fim de informar, em tempo suficiente as “Unidades de Batalhas”, para uma intervenção de defesa aérea.

Foi projetado, na segunda metade da década de 1990, pelo Instituto de Pesquisa em Comunicações de Rádio de Longo Alcance.

A construção da estação “Container” começou em 2001 e está em operação desde 2013. As libertações do exército russo falavam, inicialmente, de um alcance de 5.000 km das fronteiras russas, depois 3.000 km. Ela foi colocada em serviço de combate em 1 de dezembro de 2019. Naquela época, o Ministério da Defesa russo anunciou que “a nova Estação de Radar Above the Horizon (ZGRLS) 29B6 “Container” era capaz de detectar vários alvos aerodinâmicos a uma distância de até 2000 quilômetros. O “Container” deveria tornar um ataque súbito impossível… “.

Foi mesmo especificado que era capaz de detectar e rastrear efetivamente todos os tipos de alvos aerodinâmicos: aeronaves, helicópteros, veículos aéreos não tripulados, mísseis de cruzeiro etc.

Em fato recente, provou-se a incapacidade de detectar um drone a menos de 700 km de distância, para uma instalação que valia mais de mil milhões de euros…!

O princípio da detecção de alvo sobre o horizonte é baseado no “efeito Kabanov”: o fenômeno de reflexão de ondas de rádio curtas emitidas em um ângulo amplo em relação ao horizonte para a ionosfera. Inicialmente, o campo de visão do “Container” era de 180°, mas depois foi possível aumentá-lo para 240°.

A estação de recepção, que foi neutralizada em Kovylkino, na Mordovia ( https://maps.app.goo.gl/bbpoJbphRxqpu5g17 ) pelo ataque ucraniano, consistia-se de, 144 antenas-polos de 34 metros de altura, estendendo-se por mais de 1.300 metros de comprimento. No centro estava o Centro de Computação. A extensão dos danos ainda é ignorada….

A estação de transmissão está localizada a 300 km de distância, na região de Nijni Novgorod, perto de Gorodets (https://goo.gl/maps/peDbYSdZPAkfZiCP6).
Outro “container” da ZGRLS está em construção no Extremo Oriente, na região de Amour, e, deve entrar em serviço/operação em breve.

Parece que estes sistemas de postes/antenas podem ser montados rapidamente em locais providos de energia elétrica. E todo o equipamento, incluindo um poderoso complexo de TIC (Tecnologia de Informação e Computação), é colocado em “containers transportáveis”. Uma vez que o container ZGRLS não requer a construção de estruturas físicas específicas, o comissionamento de novas estações pode acontecer muito rapidamente…. E, essa história ainda não se findou… e, a Guerra, continua….

 

Livre adaptação pessoal de diversos artigos da Internet, em 21/04/2024, por Alexandre Dezem Bertozzi.

 

Créditos das Fotos: Diversos sites da Internet, em 21/04/2024.

Créditos das Fotos: Diversos sites da Internet, em 21/04/2024.

Créditos das Fotos: Diversos sites da Internet, em 21/04/2024.

Créditos das Fotos: Diversos sites da Internet, em 21/04/2024.

 

COMPARTILHAR: