A egressa do curso de ciências biológicas do Centro Universitário de Formiga, turma de 2006, Fabiana Aparecida Couto, atualmente cursa doutorado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras. Durante a graduação, a aluna teve a oportunidade de participar do primeiro Programa de Iniciação Científica do Unifor e, desde então, tem se dedicado à pesquisa científica.
?Atualmente, sou bolsista na modalidade ?doutorado sanduíche? e estou realizando a minha tese na Universidade do UMINHO, em Braga, Portugal. O governo federal tem oferecido bolsas para estudar no exterior, com o intuito de fazer com que os doutorandos tenham contato com novas tecnologias e possam executá-las no Brasil. Esses intercâmbios internacionais têm impulsionado as pesquisas, principalmente nas áreas agrícolas, um dos pontos fortes do nosso país?, comentou Fabiana Couto.
A egressa está muito feliz com esta oportunidade: ?O aprendizado que estou tendo contribui muito para minha realização pessoal e será de grande contribuição na área taxonômica brasileira, sobretudo por haver uma grande deficiência de taxonomistas no Brasil, assim como no resto do mundo, o que torna a formação nessa área um investimento ainda mais promissor. Além do conhecimento teórico e prático, a minha estadia em Portugal tem contribuído para a minha formação cultural, pois o país é um dos berços intelectuais do mundo ocidental. Espero voltar no próximo ano para o Brasil, com novos conhecimentos dessa área e com trabalhos publicados em revistas internacionais de alto fator de impacto, uma das grandes exigências da comunidade científica?, destacou.

COMPATILHAR: