O número de cheques demitidos por falta de fundos registrou forte queda em junho. Segundo pesquisa da Serasa, foram devolvidos 20,2 cheques a cada mil compensados, 19,8% menos do que no mês anterior. Ao todo no Brasil, foram devolvidos 2,14 milhões de cheques no mês passado.
O recuo, segundo a Serasa, é reflexo do início da recuperação econômica, com a volta do crédito para o consumidor, com prazos mais longos e juros mais baixos. No semestre, o número de cheques sem fundo emitidos ficou 15% maior do que nos primeiros seis meses de 2008. De janeiro a junho deste ano, foram devolvidos 14,26 milhões de cheques, o que corresponde a 23 cheques devolvidos a cada mil compensados. No 1º semestre do ano passado, essa proporção havia ficado em 20 para mil.
A elevação da inadimplência de cheques também se deve aos ajustes relativos à crise, ao maior endividamento de parte da população e maior utilização do pré-datado, no período mais crítico da crise, no início do ano, por conta do crédito escasso.
Estados
Na comparação por estados, o Maranhão segue na liderança entre os inadimplentes, com 95,3 cheques devolvidos por mil compensados, seguido pelo Acre (94,5) e Roraima (90). Na ponta contrária, São Paulo é o estado onde mais cheques foram honrados, com uma média de 17,9 devolvidos a cada mil compensados. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (18,9) e Santa Catarina (20).

COMPATILHAR: