Em 2023, o Empretec completou três décadas de contribuições para empreendedores no Brasil. Desde que a metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) foi adotada exclusivamente pelo Sebrae no Brasil, mais de 300 mil donos de pequenos negócios tiveram acesso aos conteúdos repassados no seminário. A cada ano, novos adeptos são capacitados em Minas Gerais e obtêm ideias inovadoras em suas empresas.

O agrônomo Rodrigo Arantes obteve crescimento progressivo em seu negócio ao participar do Empretec em 2022 em Formiga. Atualmente, ele é diretor da Planatec Consultoria e Agricultura de Precisão, focada em soluções e tecnologias de campo para o setor agrícola.

“Quando abri a empresa, trabalhava sozinho e precisava executar todas as tarefas. Fiquei um pouco perdido e cheguei a pensar em desistir do negócio. Mas não era opção no momento. Felizmente, caiu um presente para mim. Tive acesso ao Empretec, comecei a me conectar com outras pessoas, e a empresa cresceu muito. Entramos em um plano de expansão sem limites”, ressalta o empreendedor.

Nova turma em Formiga

Em Formiga, as inscrições para a nova turma do Empretec estão abertas. O seminário vai acontecer de 6 a 11 de maio, na sede da Acif/CDL (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Formiga), que são parceiros na realização do seminário, junto ao Sicoob Centro-Oeste. Os interessados podem se inscrever pelo site.

O seminário é voltado para aqueles que desejam abrir um negócio, melhorar a gestão do empreendimento ou buscar novas oportunidades de atuação no mercado. O programa é realizado em seis dias de atividades, totalizando 60 horas de capacitação com dedicação exclusiva.

Durante o seminário, os dez comportamentos empreendedores fundamentais para transformar os rumos do negócio são estimulados e potencializados: a capacidade de identificar oportunidades; calcular riscos; buscar informações; estabelecer metas; planejar e monitorar sistematicamente; criar redes de contatos; ser persistente; ter independência e autoconfiança.

Faturamento

Dados do Sebrae indicam que 67% dos empresários que participaram do Empretec aumentaram o faturamento de suas empresas, e 75% ampliaram a renda mensal. A taxa de mortalidade entre empresas que passaram pelo treinamento é de apenas 7%, enquanto a média dos demais empreendimentos no Brasil é de 46%.

Fonte: Sebrae Minas

 

 

COMPATILHAR: