A edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será realizada neste domingo (28). As provas correspondem à edição de 2021, que foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

O exame – voluntário e gratuito – serve para certificar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. A certificação para o ensino fundamental é feita para estudantes acima de 15 anos. Para o ensino médio, é preciso ter mais de 18 anos.

O certificado é o equivalente ao diploma de conclusão dessas etapas do ensino.

Neste ano, 1.683.530 pessoas estão inscritas para realizar o exame. O número é maior que o registrado na edição anterior, quando 1.608.135 pessoas se inscreveram.

Apesar disso, o total de inscritos ainda está distante dos quase 3 milhões que se inscreveram no Encceja 2019, edição anterior à pandemia de Covid-19.

As provas serão aplicadas em dois períodos e estão divididas por área do conhecimento. Aplicação ocorre em todos os estados e no Distrito Federal.

Para ter acesso ao local de provas, o candidato precisa apresentar um documento oficial com foto. Pela primeira vez, serão aceitos os documentos de identificação digitais e-Título, CNH digital e RG digital, apresentados no aplicativo oficial (capturas de tela não serão aceitas).

Para chegar ao local da prova sem atraso e com segurança, é importante que o candidato confira com antecedência o endereço.

Todas as informações como dados do participante, local e horário das provas e orientações para a realização do exame estão no cartão de confirmação de inscrição no Sistema Encceja. É indicado que o cartão seja impresso e levado no dia.

Sobre as provas

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Provas também incluem uma redação de até 30 linhas. O modelo é de texto dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas para certificado do ensino fundamental são:

  • ciências naturais;
  • matemática;
  • língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação
  • história e geografia;

No ensino médio, são provas de:

  • ciências da natureza e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias;
  • linguagens, códigos e suas tecnologias e redação;
  • ciências humanas e suas tecnologias;

Divisão das provas

Todas as provas são aplicadas no mesmo dia, de manhã e à tarde.

No ensino fundamental,

  • das 9h às 13h: Ciências Naturais e Matemática;
  • das 15h30 às 20h30: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.

No ensino médio,

  • das 9h às 13h: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias;
  • das 15h30 às 20h30: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para obter o certificado, o participante deverá atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5.

Fonte: G1

 

COMPATILHAR: