O I Encontro Intermunicipal de Secretários de Cultura e Gestores Culturais do Centro-Oeste de Minas foi realizado em Formiga, na tarde desta terça-feira (10), na Emart. Participaram representantes de Itapecerica, Nova Serrana, Camacho, Candeias, Córrego Fundo, Campo Belo, Santo Antônio do Monte e Formiga. Foram convidadas 54 cidades para o encontro.
O objetivo foi conhecer, identificar as metas culturais e levá-las para o conhecimento da Superintendência de Interiorização da Secretaria Estadual de Cultura, que está fazendo um mapeamento cultural de Minas Gerais, na tentativa de criar uma aproximação maior do interior com a capital, facilitando assim o diálogo entre todos.
A secretária de Cultura, Maria Andrada, explicou que o intuito foi expor e debater sobre as necessidades da região Centro-Oeste, bem como traçar novos planos para o desenvolvimento da cultura nos municípios.
?Temos uma chance de reunir várias secretarias e gestores e com isso unir forças para poder fortalecer a nossa região. A Secretaria Estadual de Cultura criou cinco núcleos de interiorização em todo o Estado agregando macrorregiões. Em nosso caso, somos a da região Centro-Oeste, agregada a do Sul de Minas, em Pouso Alegre e estamos meio que esquecidos, desamparados?.
De acordo com Maria Andrada, a Secretaria de Estado tem o propósito de criar mais cinco, subdividindo as cinco já existentes. ?Já estamos propondo que Formiga seja um desses pólos. A nossa cidade tem um histórico e amor à cultura muito grande?.
No mês passado, a secretária de Cultura participou do encontro de secretários e gestores, em Pouso Alegre. ?Da região Centro-Oeste só tinha representantes de Formiga. Quando há a união de um grupo, no caso mais cidades, temos mais força. O nosso objetivo é unir os municípios vizinhos para que a nossa região seja um desses pólos. Com isso facilitaria a elaboração de projetos e o acesso a editais?, disse.
No encontro, foram distribuídas perguntas para cada participante expor as necessidades, dificuldades e características do meio cultural de cada município.

COMPATILHAR: