A implantação da entrega seletiva teve início nesta terça-feira (1º) em Formiga. A princípio, o trabalho será realizado nos bairros Sagrado Coração de Jesus e Centro.
Segundo a bióloga da Secretaria de Gestão Ambiental, Lílian Reis de Souza, ?profissionais da Recifor [Associação dos Recicladores de Formiga] e estagiários de engenharia ambiental do Unifor-MG estão acompanhando o caminhão da Prefeitura nas residências e dando dicas aos moradores de como separarem o lixo, explicando o que é reciclável e o que não é?.
Lílian Souza explica ainda que a coleta irá abranger os outros bairros também. ?Vamos esperar uma resposta da população e ver se o trabalho deu resultado? . No Centro, a entrega seletiva ocorrerá nas segundas e quintas-feiras, no Sagrado Coração de Jesus, nas quartas e sextas-feiras.
Esse é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados. Além disso, é também um processo de educação ambiental, já que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício e da poluição causada pelo lixo.
A entrega seletiva irá contribuir diretamente para que o trabalho de triagem, a ser realizado na usina que foi construída no Aterro Sanitário Areias Brancas, se torne mais dinâmico. Traz ainda alguns benefícios somo cidade mais limpa, mais qualidade de vida, diminuição da poluição do solo, da água e do ar, geração de empregos e receita, além de prolongar a vida útil do aterro.
O que deve ser separado
Um detalhe importante é a contaminação dos materiais recolhidos. Um material reciclável em contato com contaminantes (óleo, graxas, solventes etc) deixa de ser reciclável. Portanto, a correta separação dos materiais é vital para que a cadeia de reciclagem seja bem sucedida.
Lixo seco: papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, metais, latas em geral, alumínio, cobre, copos de metal, pequenas sucatas, vidro, garrafas, potes e frascos de vidro, garrafas PET, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados.
Lixo úmido: Cascas de frutas e legumes, restos de comidas, papel de banheiro, sujeira de vassoura e de cinzeiro.

COMPATILHAR: