Atletas formiguenses participaram da Copa Arcos de Vôlei Feminino no sábado (28). O campeonato ocorreu no ginásio Poliesportivo e contou com a participação de cinco equipes: Arcos Clube (Arcos), Harpias do Vôlei (Campos Altos), FAMC e Raça (ambas de Divinópolis) e Vôlei Formiga.
A equipe de Formiga, nas categorias sub-13 e sub-15, contou com 22 atletas.
Além de jogos amistosos, em menos de um ano, esse foi o segundo campeonato disputado pelo Vôlei Formiga, sendo que em 2023 o time sub-11 foi vice-campeão da competição realizada em Divinópolis.
É o resgate desse esporte que já foi tradição em Formiga e, por anos, permaneceu sem a formação e treinamento de novos atletas da categoria de base.
Apesar de ser um projeto promissor, o técnico das atletas formiguenses, Vander Martins, ressaltou as dificuldades: “infelizmente, treinamos apenas uma vez na semana, em quadra cedida, já que o município não dispõe de ginásio poliesportivo adequado ao treinamento de esportes coletivos. O vôlei é um esporte que exige muita técnica do atleta e os times com quais competimos treinam de duas a três vezes por semana, por isso é necessário ainda maior compromisso das jogadoras do Vôlei Formiga”.
O voleibol no Brasil destaca-se pelas grandes conquistas das seleções femininas e masculinas em campeonatos mundiais ao longo dos anos. Nas Olimpíadas de Paris 2024, a Seleção Brasileira de Vôlei Feminino obteve o bronze, garantindo assim a sexta medalha olímpica desse esporte no gênero.
Os jogos-treinos do Vôlei Formiga ocorrem às sextas-feiras, a partir das 15h40, no ginásio da Escola estadual Dr. Abílio machado (Polivalente). As aulas são gratuitas.

Time Sub-15 – 1ª fila: Julia Dias, Júlia Arantes, Maria Fernanda, Beatriz, Sofia Medrano, Mariana Ligia, Marina e Maria Alice.
2ª fila: Camila, Isadora, Sofia Cunha, Letícia, Rafaela, Ana Clara, Mariana Liberato e Laura (foto: divulgação)

O técnico Vander Martins, repassando as orientações técnicas ao time (foto: divulgação)

Atletas do vôlei Formiga em quadra 9foto: (divulgação)