Depois de ser destaque em manchete do Jornal Estado de Minas pela qualidade de sua educação, a Escola Municipal Paulo Barbosa está participando do Prêmio Gestão Escolar 2015 (PGE) e foi a instituição vencedora pelo Comitê Local como Escola “Destaque Local”. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (13).

De acordo com a Superintendência Regional de Passos, 21 escolas públicas de educação básica, sendo 15 estaduais e seis municipais jurisdicionadas pela superintendência, realizaram a autoavaliação e apresentaram a inscrição e o relato das ações desenvolvidas.

Entre essas 21 escolas, a Paulo Barbosa foi a vencedora, e irá representar a Superintendência Regional de Passos na disputa do título de “Escola Destaque Estadual”.

O prêmio

O Prêmio Gestão Escolar é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e visa a estimular a melhoria da gestão das escolas públicas em busca de um objetivo maior: garantir educação de qualidade, direito fundamental de todos os estudantes brasileiros.

De acordo com o Regulamento do PGE 2015, o prêmio propõe-se a colaborar na busca de respostas para questões como: estamos satisfeitos com a nossa escola? Ela poderia ser melhor? Qual a escola que queremos? Essas são algumas das perguntas frequentemente enunciadas pela comunidade escolar. Ao participar do prêmio, as escolas podem reconhecer boas práticas, incentivando seu aprimoramento e promover ações possibilitando a troca de experiências entre gestores, contribuindo para uma educação ainda melhor.

Pode participar do prêmio qualquer escola de ensino regular da educação básica das redes públicas estaduais/distrital e municipais. É necessário fazer um cadastro no site, realizar um processo de autoavaliação da escola, propor um plano de ação e relacionar a documentação solicitada. Todo este trabalho deve ser feito por um grupo de profissionais da escola junto com os Conselhos Escolares e com a participação da comunidade escolar.

O PGE é composto de quatro etapas. Primeiro, passa pelos Comitês Locais. No caso do Estado de Minas Gerais os comitês locais foram constituídos em cada Superintendência de Ensino, em cada uma foi selecionada uma escola. Após essa etapa, há os Comitês Estaduais e do Distrito Federal (seleção das escolas Destaques Estaduais), onde são selecionadas as 27 escolas sendo uma de cada estado e do Distrito Federal. Em seguida, no Comitê Regional (seleção das escolas Destaques Regionais), são selecionadas cinco escolas que irão receber o título de Destaque Regional, uma em cada região brasileira. Como última etapa, tem o Comitê Nacional, a partir das cinco escolas regionais é selecionada uma que passa a ser a “Escola Referência Brasil”.

Redação do Jornal Nova Imprensa Prefeitura de Formiga

COMPATILHAR: