Após 15 anos de pesquisa, a Catedral de Salamanca, na Espanha, inaugurou, nesta semana, a exposição “O Homem Misterioso”. A principal atração é uma reprodução hiper-realista de Jesus Cristo baseada na imagem do santo Sudário, ou Sudário de Turim, o pano de linho que teria sido utilizado para envolver Jesus após sua crucificação e que intriga religiosos e pesquisadores há centenas de anos.

A representação de Jesus, com 1,78 m e 75 quilos, exibe as feridas que ele teria sofrido e, descreve o curador da exposição, Ángel Blanco, tem “aparência de humano”, inclusive com cabelos reais. “Se tocar, afunda”, detalha o curador, em referência ao látex com silicone que formam a pele da peça.

O corpo reflete, nas palavras do curador, “uma tortura mais dura do que sempre refletiu a pintura, com uma morte atroz provocada não só pela crucificação, mas também pela flagelação, a cargo de suas pessoas a 60 centímetros do seu corpo”. Alguns estudos concluíram que Jesus teria recebido 150 golpes que espalharam 250 feridas ao longo de seu corpo.  Antes da abertura da exposição ao público, somente 14 pessoas haviam visto a representação hiper-realista de Jesus.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: