Para uma cidade com graves problemas no abastecimento, e onde são constantes os pedidos da administração para que a população seja mais consciente e economize água, não faz sentido que um reservatório vaze diuturnamente, desperdiçando milhares de litros de água tratada. Mas é o que tem ocorrido há tempos no bairro Cidade Nova, em Formiga.
Por se tratar de uma região alta e onde a falta d?água é recorrente, principalmente no bairro vizinho ? Balbino Ribeiro, a permanência do reservatório é fundamental, porém, nas condições em que se encontra, oferece riscos à população. É uma espécie de ?bomba relógio?, que de uma hora para outra pode vir a estourar causando sérios danos.
A caixa cilíndrica, construída em alvenaria, com parede de cerca de 20 centímetros, de tijolos maciços, juntados com argamassa e sem colunas de sustentação, com aproximadamente 10,8 metros de altura e 5,5 metros de diâmetro de base, há muito tempo apresenta trincas consideráveis por onde a água se esvai e dia a dia vem deteriorando cada vez mais, a sua ?estrutura?.
Em alguns pontos, as rachaduras verticais apresentam afastamentos de até dois centímetros de largura.
O mais preocupante é que o reservatório (ou seria armadilha?) está instalado, bem ao lado do posto de saúde do bairro e a poucos metros de um ponto de ônibus, igualmente, bastante movimentado. Em caso de rompimento, além da estrutura de alvenaria, se espalhariam em segundos pela área, milhares de litros de água, trazendo consigo estilhaços de tijolos e outros materiais, o que, com o impacto, poderá causar uma tragédia.
Tanto a deterioração da caixa causada pela falta de manutenção, como o desperdício da água, são causas de indignação dos moradores que aguardam por uma solução.
Na segunda quinzena de abril, a Prefeitura divulgou informações sobre a existência de projetos no Saae da cidade, onde está prevista a reforma do reservatório do bairro Cidade Nova. Porém, não foi divulgada a previsão para o início dos trabalhos que, conforme atestam as fotos tiradas do local, precisam ser agilizados diante da situação que se mostra urgente. Moradores do bairro solicitaram que o jornal fizesse este registro com o intuito de quem sabe, sensibilizarem as autoridades que em última análise, podem e certamente irão interferir em favor da reivindicação deles.
Novo Horizonte
Problema semelhante viveram os moradores do Novo Horizonte. No bairro, a caixa d?água com capacidade para 40 mil litros, também apresentava trincas e o desperdício de água era diário e perdurava por quase um ano. A velha estrutura foi desativada no início de novembro de 2013 e substituída por novos reservatórios, um com 500 mil litros e outro com 50 mil litros. Apesar da troca, os problemas de abastecimento não foram 100% resolvidos, mas com a determinação judicial que obriga o Saae a fornecer água, pelo menos, 18 horas diárias na cidade, diminuíram consideravelmente as reclamações de moradores daquele bairro e regiões adjacentes, com relação aos problemas de interrupção do abastecimento.

COMPATILHAR: