Um grupo composto por cinco alunos do 9º período do curso de fisioterapia do Unifor promoveu uma atividade no Asilo São Francisco de Assis, da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). A visita foi realizada como parte de um projeto de extensão que o Centro Universitário desenvolve no asilo.
Os estagiários Ana Cláudia Couto, Ana Cristina Leite, Paulo Henrique Faria, Débora Sodré e José Luiz Júnior realizaram a atividade acompanhados pela supervisora do estágio curricular na área de Neurologia Adulto da Clifor (Clínica Escola de Saúde do Unifor), Viviane Otoni do Carmo Carvalhais.
Durante as atividades de estágio, os acadêmicos forneceram informações gerais sobre os efeitos prejudiciais da imobilidade e realizaram uma dinâmica em grupo com a participação de aproximadamente 30 assistidos. A ação teve como finalidade promover uma conscientização dos participantes acerca dos efeitos prejudiciais da imobilidade, estimulando a prática de atividades físicas regulares.
A dinâmica em grupo foi coordenada pelos próprios acadêmicos e envolveu a execução de exercícios de fortalecimento e alongamento muscular que podem ser facilmente realizados pelos assistidos rotineiramente. Os participantes também receberam informações gerais sobre hábitos posturais saudáveis, com o intuito de evitar encurtamentos musculares, contraturas e dores no corpo.
De acordo com a supervisora do estágio, as atividades desenvolvidas no asilo favoreceram a aproximação dos acadêmicos do curso de Fisioterapia e a população de idosos assistida pela instituição. A visita estimulou ainda a capacidade dos alunos coordenarem atividades em grupo, trabalhando, assim, importantes habilidades e competências que são objetivadas no processo de formação dos acadêmicos.

COMPATILHAR: