O ovo de Páscoa está 6,42% mais caro este ano, na comparação com a celebração do ano passado, de acordo com pesquisa divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (25). A alta supera a inflação acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FGV) entre março de 2012 e fevereiro de 2013, que foi de 6,04%.
O maior aumento médio, entre as sete capitais pesquisadas pela fundação, ocorreu em Porto Alegre, com alta de 8,35%; seguido por São Paulo, com aumento médio de 8,15%.
A cidade de Belo Horizonte ficou com o menor índice de reajuste, de 4,03%. No Rio de Janeiro, o preço médio do produto aumentou 6,06%.
?Se tal gasto é inevitável nesta época do ano, é preciso controlar o impulso consumista e abusar da pesquisa de preços para economizar e presentear parentes e amigos?, diz, em nota, o economista André Braz, responsável pelo levantamento.
Para ele, a maioria dos consumidores aguarda até a véspera da Páscoa no intuito de aproveitar as promoções de última hora. Mas, segundo Braz, o consumidor deve fazer suas compras com atenção, já que há o risco de só sobrarem produtos mais caros ou levemente danificados.
?Vale pesquisar e comprar um pouco antes da Páscoa

COMPATILHAR: