Cento e setenta e oito equipes masculinas e femininas de basquete, futsal, voleibol e handebol e atletas de ginástica artística e ginástica trampolim, ciclismo, peteca, natação, atletismo, triátlon, natação para portadores de necessidades especiais, basquetebol para cadeirantes e tênis de mesa adaptado participarão da etapa estadual do Minas Olímpica Jogos do Interior de Minas ? Jimi 2010, maior competição do esporte especializado realizada em Minas Gerais. As competições acontecerão de 9 a 17 de outubro, em Montes Claros.
Desta etapa participarão as seis equipes campeãs da etapa regional, realizada em Manhuaçu (Sudeste), Camanducaia (Sul), Ituiutaba (Triângulo), Janaúba (Norte), Itabira (Centro) e Jequitinhonha (Nordeste). Também participarão as equipes campeã, vice-campeã e terceira colocada da Divisão A1 e a campeã e vice-campeã da Divisão A2 das competições de 2009 e as equipes da cidade-sede do JIMI 2010.

Regional
Na etapa regional do Jimi 2010, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Uberlândia e Betim foram os municípios campeões na classificação geral. Os atletas dos seis municípios participaram de competições masculinas e femininas de basquete, futsal, voleibol e handebol, das quais participaram representantes de 167 municípios. As equipes de Juiz de Fora totalizaram 205 pontos, contra 183 de Uberlândia, 166 de Ipatinga, 146 de Montes Claros, 145 de Passos e 126 de Betim.
Na segunda colocação ficaram os municípios de Manhuaçu, São Lourenço, Monte Carmelo, Janaúba, Santa Luzia e Teófilo Otoni. Conquistaram a terceira colocação geral, os municípios de Viçosa, Camanducaia, Uberaba, Diamantina, Itabira e Almenara. Da etapa inicial microrregional do Jimi 2010 participaram das competições 6.676 atletas de 630 equipes, representando 186 municípios.
Na classificação geral, Formiga, que terá o basquete masculino na última fase do Jimi 2010, ficou em 13º lugar, com 40 pontos, sendo 29 na primeira etapa e 11 na segunda fase.

COMPATILHAR: